A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da 2ª Delegacia Regional de Vila Velha, em conjunto com o 9º Distrito Policial de Vila Velha, em operação deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira (21), desarticulou uma célula da organização criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), atuante no município de Vila Velha. Durante a ação foram presos cinco indivíduos e foram apreendidos drogas, dinheiro e equipamentos de comunicação.
A operação contou com o emprego de 54 policiais civis e 14 viaturas, com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de unidades especializadas, como o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), o Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e a Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam).
Segundo o chefe da 2ª Delegacia Regional de Vila Velha, delegado Nilton Abdala, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária, com cinco prisões e um flagrante. Também apreendemos uma grande quantidade de drogas e rádios comunicadores.
De acordo com o delegado, a ação foi uma resposta aos recentes ataques registrados no município. “Essa operação é resultado de um trabalho integrado e do compromisso do Governo do Estado com o enfrentamento à criminalidade. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Superintendência Metropolitana e da Superintendência de Polícia Especializada, tem coordenado ações estratégicas que fortalecem a presença da Polícia Civil nas regiões mais impactadas pela violência. Essa união de esforços é fundamental para garantir uma resposta rápida e eficaz à sociedade”, afirmou o delegado Nilton Abdala.
A operação é um desdobramento do Inquérito Policial conduzido pelo 9º Distrito Policial de Vila Velha, localizado em Cobilândia, que investigava o grupo pelos crimes de tráfico de drogas e pela confecção e posse de camisas com os dizeres da Polícia Civil. O uso dessas vestimentas indicava a preparação para crimes de maior gravidade, como falsas operações policiais e homicídios, o que colocava em risco a segurança pública e a credibilidade institucional.
De acordo com o titular do 9º Distrito Policial de Vila Velha, delegado Eduardo Arcos, o grupo confeccionava e utilizava camisas com inscrições e símbolos da Polícia Civil.
“A investigação teve início após a apreensão de uniformes falsos utilizados em ataques na região de Santa Rita. A partir daí, o trabalho de inteligência identificou a atuação dessa célula do TCP, envolvida também em tráfico de drogas e homicídios. Durante o interrogatório de um dos conduzidos, ele confirmou que os uniformes eram usados em ações criminosas, como execuções, simulando operações policiais”, explicou o delegado.
As investigações também apontam que outros casos semelhantes continuam sendo apurados. “Essa apreensão está ligada ao Terceiro Comando Puro, mas alguns relatos indicam que uniformes semelhantes podem ter sido utilizados por integrantes de outra facção. Estamos verificando se essas informações visam confundir as investigações ou se realmente há ligação entre os grupos”, completou Arcos.
Durante o cumprimento dos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Criminal de Vila Velha, foram detidos quatro alvos da investigação — três homens e uma mulher. Um quinto indivíduo foi preso em flagrante delito por tráfico de drogas durante as incursões.
Nas buscas, foram apreendidos aproximadamente 1 quilo de cocaína, 48 pinos da mesma substância, R$ 1.677,00 em espécie, balanças de precisão, rádios comunicadores, aparelhos de telefonia celular e frascos contendo clorofórmio (“loló”).
Os detidos e os materiais apreendidos foram encaminhados à 2ª Delegacia Regional de Vila Velha para a formalização dos procedimentos legais. Os investigados presos temporariamente foram encaminhados ao presídio, onde permanecerão à disposição da Justiça para a continuidade das investigações.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com