A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Inteligência e Ações Estratégicas (SIAE), divulgou, nesta quinta-feira (20), o balanço das atividades desenvolvidas ao longo de 2024. Durante o ano, foram realizadas diversas ações em apoio à Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM).
Com o objetivo de localizar e intimar pessoas envolvidas em investigações conduzidas pelos distritos policiais da Grande Vitória, as equipes da SIAE realizaram 326 intimações ao longo do ano. Os dados abrangem procedimentos da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), do Departamento Especializado em Atendimento à Mulher (Deam) e da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM).
As intimações estão relacionadas a cartas precatórias, procedimentos judiciais e inquéritos policiais em andamento, contribuindo para o cumprimento de ordens judiciais e a celeridade das investigações.
Além disso, a Superintendência realizou 175 abordagens a coletivos e 358 abordagens a veículos de transporte durante a Operação Aproximação, iniciada em outubro de 2023. A operação tem como foco coibir crimes patrimoniais contra usuários do transporte público e estabelecer um contato mais próximo e humanizado com a população.
Durante as ações, os policiais orientaram os passageiros sobre os motivos da abordagem, explicam situações que podem exigir revistas pessoais, alertaram sobre as principais táticas utilizadas em furtos dentro dos ônibus e distribuíram materiais informativos, como cartões do Disque-Denúncia 181.
A Operação Aproximação foi estruturada a partir de análises de dados do Portal Business Intelligence (BI), que identificou os horários de maior incidência de furtos e roubos em transportes coletivos. O levantamento apontou que a maioria dos crimes ocorre entre 20h e 21h, período em que muitas pessoas estão retornando para suas casas.
O superintendente de Ações Estratégicas e Operacionais, delegado João Francisco Filho, destacou que o apoio da SIAE tem sido essencial para fortalecer e agilizar os trabalhos de intimações, garantindo maior eficiência na condução dos processos investigativos.
“A SIAE realiza ações de saturação dentro das áreas conflagradas monitoradas e priorizadas pelo programa Estado Presente em Defesa pela Vida, do Governo do Estado. Assim, a Superintendência atua de forma integrada com as demais unidades da instituição relacionando estas áreas monitoradas com as demandas prioritárias destas unidades, além do saturamento, o cumprimento de diligências indicadas, que causam grande impacto na criminalidade das respectivas áreas”, disse.
São ações estratégicas da Polícia Civil, que acompanham as atividades do programa Estado Presente em Defesa pela Vida, visando trazer maior sensação de segurança ao povo capixaba.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com