31/07/2019 13h39 - Atualizado em 01/08/2019 14h18

Polícia Civil elucida arrombamentos em série em Jardim Camburi

A equipe do 5º Distrito Policial (DP) de Jardim Camburi, com o apoio do Cerco Eletrônico e do sistema de videomonitoramento da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), identificou um grupo de invasores que promovia arrombamentos em imóveis residenciais no bairro Jardim Camburi, em Vitória, e prendeu um dos suspeitos. Entre os meses de novembro de 2018 e março de 2019, treze apartamentos foram invadidos em oito condomínios do bairro.

"Com o apoio do cerco eletrônico, do sistema de videomonitoramento da Prefeitura de Vitória e dos prédios vizinhos foi possível identificar a quadrilha que estava cometendo estes crimes no bairro. Com base nesses dados conseguimos elucidar e interromper a sequência de crimes que tanto preocupava os moradores", afirmou o titular do Distrito Policial de Jardim Camburi, delegado Rafael Corrêa.

As investigações apontaram que o trio agia apenas em condomínios que não tinham porteiros e sistemas de segurança por videomonitoramento. As invasões ocorriam principalmente no período da tarde, quando os moradores estavam no trabalho e os apartamentos ficavam vazios.

Os três invasores foram identificados como G.AC., de 23 anos, M.H.O.B., de 23 anos, e K.S.S., de 30 anos. O inquérito foi concluído e relatado à justiça, que expediu mandado de prisão preventiva para os três indiciados. Todos respondem por furtos duplamente qualificados. K.S.S. já está preso e os outros dois suspeitos são considerados foragidos.

Dinâmica do crime

Durante a investigação, a Polícia Civil descobriu que K.S.S. era o mentor do grupo. "Havia uma pesquisa prévia, realizada pelo suspeito, que escolhia os alvos da quadrilha", detalhou o delegado.

Segundo Rafael Corrêa, os invasores descobriam se o apartamento estava sem moradores e realizavam a ação, abrindo os imóveis com a utilização de chaves mixas. Em algumas oportunidades eles também rompiam os miolos das fechaduras. Havia preferência por apartamentos que não tinham grades com chaves tetras. Os criminosos não levavam aparelhos celulares ou tablets com medo de serem rastreados. O prejuízo total causado às vítimas foi de cerca de R$ 150.000,00, mas nada foi recuperado. Nas investigações, a Polícia Civil descobriu que todos os bens eram vendidos.

O Delegado alerta que a população deve sempre cuidar de sua segurança, tanto nos momentos em que estão em casa, quanto nos momentos em que estão fora do lar, diminuindo a facilidade de invasão, sendo que estas atitudes podem ser efetivadas com o uso de grades, cadeados com chave tetra, alarmes, sistemas de videomonitoramento e obstáculos físicos ou elétricos em muros e portões.

Vítimas deste tipo de crime não devem deixar de registrar boletins de ocorrência. "As ocorrências podem ser registradas em qualquer delegacia do Estado, independentemente do local em que o crime foi cometido. Quem tiver informações sobre o paradeiro dos foragidos pode auxiliar por meio do Disque Denúncia 181, tanto pela internet quanto pelo telefone, pois o sigilo é garantido", finalizou.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Atendimento à Imprensa