25/08/2017 16h04 - Atualizado em 29/01/2018 15h34

Polícia Civil implanta projeto “Homem que é Homem” em Linhares

A Polícia Civil do Estado entregou o termo de cooperação a Prefeitura Municipal de Linhares do projeto “Homem que é Homem”. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (24), no Teatro Nice Avanza, centro da cidade. O evento contou ainda com uma palestra da delegada do Plantão Especializado da Mulher, Natália Tenório, sobre Violência Doméstica, onde a expositora contextualizou o problema, trouxe reflexões, apresentou questões contemporâneas e descreveu os avanços e as conquistas das mulheres ao logo do tempo.

Estiveram presentes na solenidade o chefe da Polícia Civil, delegado Guilherme Daré; representando  prefeito de Linhares o secretário de Assistência social, Amantino Pereira Paiva ;  o secretário de Segurança Pública e Defesa social de Linhares, Cel. Jones da Silva de Freitas Mattos; representando a subsecretária de Integração Institucional, a  assistente social  Fernanda Baumer; o superintendente de Polícia  Região Norte, delegado Landulpho Lintz;  o superintendente de Polícia Região Metropolitana (SPRM), delegado Sergio de Almeida Mello; o promotor de Justiça Emanuel Gango; a Gerente de Proteção à Mulher, Daniella de Souza Figueiredo; policiais que atuam na Delegacia regional de Linhares, as equipes que  estão participando do projeto na Grande Vitória e a que atuará no município, além de vários representantes da sociedade linharense.

O chefe da Polícia agradeceu a parceria com a prefeitura e destacou a importante decisão da municipalidade em investir em projetos que visam a prevenção da violência doméstica e de gênero. “Foi muito bom e esperançoso ver policiais civis, secretaria de segurança, prefeitura de Linhares, representada por diversas secretarias, e sociedade civil organizada unidos em torno de um alvo: enfrentar a violência doméstica e de gênero preventivamente. Parabéns população linharense pela atitude e que em breve tenhamos mais resultados positivo”, disse Guilherme Daré.

Para representante da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesp), a participação da sociedade na causa da violência é a possibilidade de colher frutos positivos no projeto.  “Foi um conjunto de ações e um grupo de instituições e pessoas que juntamente com o Estado fizeram os índices de violência contra mulher caírem no Espirito Santo” destacou Fernanda Baumer.

De acordo com o secretário de Assistência Social do município, a prefeitura vem se empenhando para prevenir que ocorra todo tipo de violência e para isso tem investido na família e no trabalho contra a violência doméstica. “Toda equipe tem se empenhado e encorajados e isso tem feito o projeto “Homem que é Homem” acontecer em Linhares. Agradecemos a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Estadual pela parceria e esperamos que em breve tenhamos resultados e que outros municípios do nosso entorno também abracem essa causa”, afirmou   Amantino Paiva.

NIEV

Criado em abril de 2015, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Elaboração de Ações para o Enfrentamento à Violência (NIEV) tem como objetivo desenvolver projetos, pesquisas e ações utilizando uma abordagem interdisciplinar na discussão das relações que envolvam as violências, visando à prevenção da violência e à redução dos índices de violência contra a mulher.

Sob a responsabilidade administrativa da Polícia Civil, o NIEV é composto por psicólogos e assistentes sociais da Polícia Civil alocados nas Delegacias, bem como por profissionais de áreas afins da Polícia Civil, que se reúnem, mensalmente, para emitir relatório das ações desenvolvidas e execução de projetos e analisar os dados estatísticos fornecidos pelos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher.

“Homem que é Homem”

Lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil, o projeto “Homem que é Homem” foi desenvolvido para contribuir para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher.

Para isso, homens agressores que foram denunciados nos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher são convocados a participar de um ciclo de palestras com temas voltados para a desconstrução de ideias sexistas e machistas, a fim de estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos.

As reuniões acontecem uma vez por semana e totalizam cinco encontros, incluindo a de apresentação do projeto. Estes homens participam de encontros organizados por uma equipe psicossocial da Polícia Civil. O primeiro acontece por meio de intimação judicial, mas, depois, a permanência e frequência aos outros quatro encontros é voluntária. Em cada um são apresentados conceitos para uma cultura de respeito e não violência.

Os temas abordados contemplam relações de gênero, formas pacíficas de lidar com os conflitos, identificação e reflexão a respeito das violências nas relações, bem como aspectos relativos à relação familiar, propondo pensar o espaço subjetivo ocupado na família como um lugar democrático de convivência.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Paula Lima (27) 99846-1111