A Polícia Civil do Estado entregou o termo de cooperação a Prefeitura Municipal de Linhares do projeto “Homem que é Homem”. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (24), no Teatro Nice Avanza, centro da cidade. O evento contou ainda com uma palestra da delegada do Plantão Especializado da Mulher, Natália Tenório, sobre Violência Doméstica, onde a expositora contextualizou o problema, trouxe reflexões, apresentou questões contemporâneas e descreveu os avanços e as conquistas das mulheres ao logo do tempo.
Estiveram presentes na solenidade o chefe da Polícia Civil, delegado Guilherme Daré; representando prefeito de Linhares o secretário de Assistência social, Amantino Pereira Paiva ; o secretário de Segurança Pública e Defesa social de Linhares, Cel. Jones da Silva de Freitas Mattos; representando a subsecretária de Integração Institucional, a assistente social Fernanda Baumer; o superintendente de Polícia Região Norte, delegado Landulpho Lintz; o superintendente de Polícia Região Metropolitana (SPRM), delegado Sergio de Almeida Mello; o promotor de Justiça Emanuel Gango; a Gerente de Proteção à Mulher, Daniella de Souza Figueiredo; policiais que atuam na Delegacia regional de Linhares, as equipes que estão participando do projeto na Grande Vitória e a que atuará no município, além de vários representantes da sociedade linharense.
O chefe da Polícia agradeceu a parceria com a prefeitura e destacou a importante decisão da municipalidade em investir em projetos que visam a prevenção da violência doméstica e de gênero. “Foi muito bom e esperançoso ver policiais civis, secretaria de segurança, prefeitura de Linhares, representada por diversas secretarias, e sociedade civil organizada unidos em torno de um alvo: enfrentar a violência doméstica e de gênero preventivamente. Parabéns população linharense pela atitude e que em breve tenhamos mais resultados positivo”, disse Guilherme Daré.
Para representante da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesp), a participação da sociedade na causa da violência é a possibilidade de colher frutos positivos no projeto. “Foi um conjunto de ações e um grupo de instituições e pessoas que juntamente com o Estado fizeram os índices de violência contra mulher caírem no Espirito Santo” destacou Fernanda Baumer.
De acordo com o secretário de Assistência Social do município, a prefeitura vem se empenhando para prevenir que ocorra todo tipo de violência e para isso tem investido na família e no trabalho contra a violência doméstica. “Toda equipe tem se empenhado e encorajados e isso tem feito o projeto “Homem que é Homem” acontecer em Linhares. Agradecemos a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Estadual pela parceria e esperamos que em breve tenhamos resultados e que outros municípios do nosso entorno também abracem essa causa”, afirmou Amantino Paiva.
NIEV
Criado em abril de 2015, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Elaboração de Ações para o Enfrentamento à Violência (NIEV) tem como objetivo desenvolver projetos, pesquisas e ações utilizando uma abordagem interdisciplinar na discussão das relações que envolvam as violências, visando à prevenção da violência e à redução dos índices de violência contra a mulher.
Sob a responsabilidade administrativa da Polícia Civil, o NIEV é composto por psicólogos e assistentes sociais da Polícia Civil alocados nas Delegacias, bem como por profissionais de áreas afins da Polícia Civil, que se reúnem, mensalmente, para emitir relatório das ações desenvolvidas e execução de projetos e analisar os dados estatísticos fornecidos pelos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher.
“Homem que é Homem”
Lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil, o projeto “Homem que é Homem” foi desenvolvido para contribuir para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher.
Para isso, homens agressores que foram denunciados nos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher são convocados a participar de um ciclo de palestras com temas voltados para a desconstrução de ideias sexistas e machistas, a fim de estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos.
As reuniões acontecem uma vez por semana e totalizam cinco encontros, incluindo a de apresentação do projeto. Estes homens participam de encontros organizados por uma equipe psicossocial da Polícia Civil. O primeiro acontece por meio de intimação judicial, mas, depois, a permanência e frequência aos outros quatro encontros é voluntária. Em cada um são apresentados conceitos para uma cultura de respeito e não violência.
Os temas abordados contemplam relações de gênero, formas pacíficas de lidar com os conflitos, identificação e reflexão a respeito das violências nas relações, bem como aspectos relativos à relação familiar, propondo pensar o espaço subjetivo ocupado na família como um lugar democrático de convivência.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Paula Lima (27) 99846-1111
Marina Galvêas (27) 98802-3326