A Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT) indiciou um motorista de 36 anos flagrado realizando por três vezes a manobra conhecida como cavalo de pau, nas vias do entorno do Parque Moscoso, no Centro de Vitória. O Inquérito Policial foi instaurado no final do mês de setembro deste ano, depois que imagens registradas por câmeras de videomonitoramento da região vieram a público.
O condutor, então, foi intimado para prestar esclarecimentos. “Em depoimento, ele confessou a prática delituosa, mas não explicou o motivo pelo qual realizou as manobras”, relatou o titular da DDT, delegado Maurício Gonçalves.
O motorista foi filmado realizando a manobra três vezes, sempre no cruzamento das ruas Padre José de Anchieta e 23 de Maio, no entorno do Parque Moscoso. A primeira, em 09 de setembro, a segunda e a terceira no dia 21 de setembro.
A investigação foi concluída na última quinta-feira (22). O motorista foi indiciado três vezes, pelo crime previsto no artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada.
A pena prevista para este tipo de crime é detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. Ele responderá ao processo em liberdade.
Durante as investigações, a equipe da DDT descobriu que este motorista já teve a CNH suspensa quatro vezes, sendo a primeira em 2005, por cometer o mesmo crime pelo qual responde agora. O titular da DDT representou pela suspensão da habilitação novamente.
"A Delegacia vem se empenhando, junto com outras instituições, inclusive por meio do Programa Força Pela Vida, com o objetivo de combater infrações administrativas e criminais, com blitze semanais em diversos municípios. Quando você assume a direção de um veículo automotor, deve ter a consciência de que você assume riscos sobre a sua vida e a de terceiros. Então fica sempre esse pedido: que coloque mais humildade e mais amor na condução de um veículo e pense nas vidas alheias", disse o delegado.
Texto: Camila Ferreira
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693