15/10/2019 17h38 - Atualizado em 15/10/2019 18h08

Polícia Civil participa da Primeira Ação Integrada pela Cidadania nesse sábado (12)

O Governo do Estado realizou, nesse sábado (12), a primeira Ação Integrada pela Cidadania, no bairro Terra Vermelha, em Vila Velha. O evento compõe uma série de iniciativas do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e foi realizado na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Prof. Paulo Cesar Vinha (CAIC), com objetivo de oferecer atividades diversas e serviços gratuitos à comunidade. Apenas nesse dia, a Polícia Civil (PCES) atendeu à solicitação para a emissão de 150 de Carteira de Identidade.

Promovido pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), a 1º Ação Integrada pela Cidadania contou com a parceria da Prefeitura de Vila Velha, de diversas Secretarias de Estado, além da Polícia Militar (PMES), Defensoria Pública, Procon Estadual, Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e a Rádio e Televisão Espírito Santo (RTV-ES).

“O mais importante desse momento foi a PCES estar em conjunto com outros serviços do Estado e poder ajudar a comunidade local. É necessário que eventos como esse sejam bem divulgados e usufruídos pela população”, relatou o assessor técnico do delegado-geral, Jeremias dos Santos, que esteve presente no evento.

Segundo o perito João Carlos Quemelli, organizador das atividades da PCES durante a ação, seis policiais civis estiveram presentes para emitirem os documentos e tirarem dúvidas da comunidade. “Atendemos uma grande quantidade de crianças e idosos, além de jovens e adultos. Ao todo, mais de 150 pessoas foram atendidas e orientadas pela equipe”, explicou.

“Esse programa carrega uma grande importância para a comunidade daquela região que, por trabalharem em larga escala ou por morarem distantes dos locais de emissão dos documentos, tristemente, acabam ficando sem a documentação devida. Possuir uma Carteira de identidade é um exercício de cidadania e um direito constitucional”, enfatizou Quemelli.

Programa Estado Presente em Defesa da Vida

O programa tem como objetivo a redução dos índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais, além de reduzir a vulnerabilidade da juventude à violência. Desde a sua retomada, no início deste ano, a iniciativa do Governo do Estado tem alcançado bons resultados, como destaca o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, que atua também como coordenador-executivo do programa.

“O Estado Presente, com ações envolvendo o sistema de justiça criminal, e a forte articulação com o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Defensoria Pública, entre janeiro e setembro deste ano, foi responsável por uma queda de 17,6% no número de mortes violentas no Estado", apontou Duboc, que também associa o sucesso do Estado Presente em Defesa da Vida ao fato de ser um programa transversal de Governo.

“Ele promove a articulação entre as secretarias e órgãos do Governo capixaba, priorizando a implantação de ações e projetos voltados para o controle da criminalidade e prevenção à violência, a partir da ampliação do acesso aos serviços básicos e promoção da cidadania em regiões caracterizadas por altos índices de vulnerabilidade social”, completou o secretário de Estado e coordenador-executivo do Programa.

Atendimento à Imprensa

Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111