Governo do Estado do Espírito Santo
05/05/2017 17h40 - Atualizado em 05/05/2017 17h45

Polícia Civil prende 14 pessoas e recupera 113 armas furtadas do Fórum da Serra

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP), da Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (DSP) e da Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes (DETEN), apresentou, nesta sexta-feira (05), 113 armas de fogo que foram furtadas do Fórum da Serra no dia 09 de abril deste ano. Além das armas, também foram apreendidas mais de mil munições, drogas e dinheiro durante as diligências realizadas no período das investigações. No total, 14 pessoas foram detidas – dentre elas um ex-estagiário do Fórum – e três estão foragidas.


De acordo com o titular da DSP, delegado Fabiano Rosa, a Polícia Civil tomou conhecimento do fato, realizou perícia no local e deu início às investigações, ouvindo testemunhas e realizando levantamentos de informações do caso.  “Após apuração, foi constatado que um ex-estagiário foi o mentor intelectual do crime, indicando a localização das armas e o melhor dia para furtá-las”, informou.  Além do mentor do crime foram detidas na operação mais 13 pessoas.

 
Segundo o titular da DETEN, delegado João Paulo Pinto, as armas foram furtadas e direcionadas a traficantes do município da Serra, momento em que a Patrimonial solicitou o apoio da DETEN. “Essas armas seriam utilizadas em confrontos de traficantes, e vendidas ou alugadas para cometimentos de crime, como homicídio e assalto”, informou. Ele ainda ressaltou que, durante os cumprimentos de mandados de prisão, foram apreendidos aproximadamente dez quilos e 354 papelotes de cocaína, 175 buchas de maconha, um colete balístico e R$ 7.910,00 em espécie.



O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, parabenizou o trabalho realizado pelos policiais civis que participaram da ação. “Esse trabalho contribuiu decisivamente para a retirada de um arsenal que estava à disposição da criminalidade. Essa ação delituosa tinha o propósito de reabastecer o cenário do crime, a partir das vendas de armas que seriam utilizadas contra a população e a polícia”, afirmou.



O chefe de Polícia Civil, delegado Guilherme Daré, também ressaltou a importância da operação e da participação de todos os policiais envolvidos, que desde o início da ocorrência trabalharam incansavelmente demonstrando profissionalismo e compromisso com a sociedade. “Agradecemos também à SESP, ao Poder Judiciário e ao Ministério Público pelo apoio irrestrito aos delegados à frente do caso, em especial ao atendimento às medidas cautelares que deram suporte para o êxito da operação”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação da Polícia Civil
Paula Lima

Tels: (27) 3636-1536/ 998461111
Marina Galvêas
Tels: (27) 3636-9928/ 98802-3326

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard