Governo do Estado do Espírito Santo
20/05/2021 15h05 - Atualizado em 20/05/2021 15h20

Polícia Civil prende mulher que foi alvo da Operação Dagorlad

Uma mulher de 43 anos, foragida da Justiça desde 2017, foi um dos alvos da Operação Dagorlad, deflagrada no dia 12 de julho de 2018, em Colatina. A fugitiva foi detida na manhã dessa quarta-feira (19), na Vila dos Palmares, na zona rural de Ecoporanga. No dia da Operação, ela não foi localizada.

A prisão ocorreu após denúncia e trabalho de inteligência das equipes da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) e da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Colatina. Nada de ilícito foi apreendido durante a ação dessa quarta-feira (19).

“No ano de 2018, ela foi investigada e processada por tráfico de drogas no bojo da Operação Dagorlad. Naquela época, ela já havia se evadido do sistema prisional, onde cumpria pena por crime de tráfico anterior. A detida já havia usado os nomes falsos de “Mariana” e “Mara”, foi identificada utilizando documentos falsos em nome de “Aline Monteiro de Santana”, após longas investigações, e era a última pessoa foragida da operação policial”, contou o delegado Deverly Pereira Junior, titular da Denarc e DHPP de Colatina.

Foram cumpridos os dois mandados de prisão que ela tinha em seu desfavor, um por tráfico de drogas e outro por tráfico e associação para o tráfico de drogas, sendo encaminhada para o Centro Prisional Feminino de Colatina, onde segue à disposição da Justiça. Segundo o delegado, ela já é ré perante à Justiça e, no processo da operação, foi denunciada pelo Ministério Público Estadual (MPES).

No total, a Operação batizada de Dagorlad prendeu mais de 30 suspeitos de tráfico de drogas, que agiam na região do bairro Ayrton Senna, em Colatina. Somente na ação realizada no dia 12 de julho de 2018, foram 24 pessoas detidas, incluindo dois pastores evangélicos. 

A operação contou com a participação de policiais civis, militares e agentes da Secretaria da Justiça (Sejus) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que cumpriram mais de 30 mandados de busca e apreensão. Na ação, foram apreendidos 160 gramas de cocaína, 300 gramas de crack, munições, cinco veículos e R$ 20 mil, em espécie. 

“No dia da operação, parte da droga foi apreendida na casa de um dos pastores, no bairro São Miguel. Durante as investigações, coletamos imagens que exibiam o pastor vendendo drogas no Centro de Colatina e em outros bairros. No dia da prisão, ele negou o fato e disse que uma pessoa guardou a droga na residência dele, fato que não era verdade. As provas foram tão robustas que ele e o outro pastor seguem detidos até hoje", disse Deverly Pereira Júnior.

Segundo o delegado, também foram detidos o chefe do tráfico de drogas do bairro Ayrton Senna e o seu irmão, que era seu braço direito. Os detidos foram apontados por abastecer o tráfico de drogas do bairro Ayrton Senna e outras organizações criminosas de outros bairros de Colatina.

Operação Dagorlad

Dagorlad significa “Planície de Batalha” na obra de Tolkien. O nome da Operação foi escolhido por fazer alusão à necessidade da Polícia Civil de Colatina de trazer as organizações criminosas de tráfico, atuantes nos morros, que eram alvos naquela ação, para “batalhar” na parte baixa da cidade, tirando eles da zona de conforto.

Texto: Olga Samara

 

 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

 Atendimento à Imprensa

Olga Samara/ Camila Ferreira

(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/

(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard