Governo do Estado do Espírito Santo
21/08/2023 15h44

Polícia Civil prende suspeito de matricídio em Jardim Camburi

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu em flagrante um homem de 64 anos, suspeito de assassinar a mãe, de 84 anos. O crime ocorreu na última quarta-feira (16), no bairro Jardim Camburi, em Vitória.

O corpo da vítima foi encontrado na quinta-feira (17) pela cuidadora. “Ao chegar na residência, a cuidadora notou algo estranho, pois a casa estava trancada, mas a chave estava em uma mesa próximo ao local. A casa também estava bagunçada o que mostrava sinais de luta”, informou o chefe do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Ricardo Almeida.

De acordo com as investigações, na residência moravam apenas a mãe e o filho. Ao encontrar o corpo da vítima no chão, a cuidadora entrou em contato com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192) e, em seguida, com a filha da vítima.

O delegado Ricardo Almeida acrescentou que a filha da vítima chegou a entrar em contato com o irmão. “A filha, em seguida, ligou para o irmão e também percebeu que algo estava estranho, pois ele informou que já sabia da morte da mãe e que tinha ido ao shopping”, disse.

A Polícia Civil foi acionada e se deslocou em uma equipe com oito policiais para localizar o suspeito, se dirigindo ao shopping mais próximo do local, porém não localizaram o criminoso. A polícia chegou a entrar em contato com o suspeito por telefone. Em ligação, o mesmo confessou o crime e disse que iria dormir para no dia seguinte tirar a própria vida.

Por meio das informações colhidas pela ligação, a PCES procurou o suspeito em pousadas e hotéis da região, sendo possível localizá-lo e prendê-lo em flagrante. Quando o investigado foi localizado, ele apresentava arranhões no tórax, revelando que a vítima tentou se defender.

De acordo com a chefe da Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Mulher (DHPM), delegada Raffaella Aguiar, durante o crime, o investigado esganou a mãe. “O criminoso surpreendeu a vítima por trás enquanto organizava roupas na cama, a esganou e só parou quando verificou que a vítima já estava morta”, explicou.

“O suspeito do crime, em depoimento, relatou que a motivação foi vingança e que estava passando por um quadro depressivo após a separação. Segundo relatos do criminoso, ele teve uma infância rígida e se sentia um fracassado como filho, pai e marido, gerando também uma raiva da genitora após uma crise ocorrer na família”, informou a delegada Raffaella Aguiar.

“O homem também informou em depoimento que não sentia amor nem ódio pela vítima, apenas desprezo e que deveria ter matado a mãe com 25 anos, pois, na época, a lei era mais branda. Segundo testemunhas próximas à família, a vítima era uma boa mãe e eles pareciam manter uma boa relação”, complementou a delegada Raffaella Aguiar.

O detido está preso preventivamente e será indiciado pelo crime de feminicídio majorado pela vítima ter mais de 60 anos.



Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br


Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard