Governo do Estado do Espírito Santo
09/11/2021 18h19 - Atualizado em 09/11/2021 18h22

Polícia Civil prende suspeito de planejar roubos a joalherias na Grande Vitória

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC), prendeu um homem de 45 anos suspeito de articular roubos a duas joalherias, com a participação de um adolescente e de outro indivíduo, provocando um prejuízo de quase meio milhão de reais. Informações sobre o caso foram divulgadas em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (09), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

Os crimes ocorreram no início deste ano, em estabelecimentos localizados na Grande Vitória. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, os roubos eram cometidos com a finalidade de investimento no tráfico de drogas. “O suspeito utilizava da mão de obra dos roubos para investir na compra de drogas e se manter no narcotráfico. É um artigo 157, que se transformava em artigo 33”, informou o delegado-geral.

O Inquérito Policial revelou que o suspeito era o mentor dos delitos. Ele costumava ir ao local onde seria realizado o roubo, estudava e repassava as informações para quem iria executar a ação, também ficando responsável por dirigir o veículo para a fuga e a destinação dos objetos roubados.

O investigado foi preso no dia 28 de outubro de 2021, na residência dele, em Vila Velha. Nas buscas no interior do imóvel, policiais civis encontraram três quilos de cocaína em cima do armário do filho do suspeito, de três anos. Ele resistiu à prisão e insistiu que as drogas encontradas em sua casa não seriam dele e sim da esposa. No entanto, acabou preso.

Um adolescente de 16 anos também foi identificado como um dos assaltantes, e um terceiro indivíduo envolvido ainda está para ser identificado. De acordo com o delegado titular do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), Gabriel Monteiro, o homem de 45 anos que está preso e o adolescente tem diversas passagens pela polícia por roubo e tráfico de drogas.

“O menor de idade chegou a ser detido com uma arma pela Guarda Municipal, mas está livre. Temos a esperança de que possamos deter ele e o outro envolvido em breve, porém, carregamos o sentimento de ter desarticulado o grupo ao prender seu mentor”, disse o delegado.

Dinâmica dos crimes

Em janeiro e fevereiro deste ano, duas joalherias localizadas nos municípios de Vila Velha e Serra foram alvo do grupo criminoso. Após o primeiro delito, a Polícia Civil começou as investigações e, no segundo roubo, já tinha informações para localizar e identificar os envolvidos.

Nos dois delitos, o menor de idade e o indivíduo não identificado entravam nas lojas, utilizando bonés e máscaras, e se passavam por clientes, solicitando o mostruário. Quando os funcionários chegavam com o mostruário das joias, os suspeitos anunciavam o assalto e realizavam a ação.

A Polícia chegou a abordar os envolvidos no dia do segundo crime. Porém, os suspeitos jogaram o carro em cima dos policiais e fugiram. Cerca de dez horas depois, a casa do mentor, de 45 anos, foi localizada. Lá, foram encontrados o veículo utilizado no crime, as roupas que teriam sido usadas durante o assalto, quatro colares, diversas etiquetas de joias, um carregador de pistola e oito frascos de lança-perfume. Na ocasião, ninguém foi preso.

O prejuízo causado pelos assaltos é estimado em cerca de meio milhão de reais. Alguns dos materiais puderam ser recuperados e devolvidos às vítimas. O suspeito preso permanecerá à disposição da Justiça.

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini/Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27)99231-5157
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard