Governo do Estado do Espírito Santo
04/10/2023 14h05

Polícia Civil prende suspeito de tentar matar a ex-companheira em Cariacica

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam) e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Cariacica, prendeu um indivíduo investigado por tentar matar a ex-companheira com golpes de faca. A prisão ocorreu na última quinta-feira (28), próximo ao bairro Castelo Branco, no município de Cariacica. A operação contou também com o apoio das Guardas Civis dos municípios da Serra e Cariacica.

No dia 24 de setembro, o investigado invadiu a residência da vítima, localizada no bairro Retiro Saudoso, em Cariacica, e desferiu golpes de faca na cabeça dela, tendo atingido também o atual namorado da mulher, que tentou defendê-la. No mesmo mês do crime, a vítima já havia registrado na delegacia as ocorrências de ameaças, após ter terminado com o ex-companheiro.

“Mesmo após o término, o suspeito ainda não aceitava o fim do relacionamento e também não aceitava o fato de a ex-namorada ter iniciado uma nova relação. Na época que a vítima registrou a ocorrência, foi solicitada a medida protetiva, porém, em menos de 20 dias, ela voltou à delegacia com machucados visíveis, sendo assim solicitada a prisão do investigado por descumprimento de medida protetiva”, relatou o titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Cariacica, delegada Millena Senhorinho.

O suspeito chegou a fugir do local proferindo palavras em tom de ameaça à vida da mulher. Após fugir do local do crime, o investigado seguiu para a Serra. No município, ele já estava sendo monitorado pela Guarda Municipal da Serra. Assim que a equipe da Guarda foi informada que o suspeito estaria saindo do município e seguindo para Cariacica, em um veículo de transporte de aplicativo, foi solicitado o apoio da Guarda local.

Em Cariacica, a Guarda do município conseguiu localizar o investigado por meio de monitoramento eletrônico. O suspeito foi preso próximo ao bairro Castelo Branco, em Cariacica.

“Nós sempre orientamos a mulher que é vítima de violência doméstica e familiar que não se cale jamais, que procure a Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam) para romper com esse ciclo de violência e denunciar as violências sofridas. No geral, não começa com a lesão corporal, nem com a tentativa de feminicídio, mas com as lesões morais, evoluindo para uma violência psicológica. Denuncie desde a primeira violência sofrida, porque é desta forma a polícia vai poder agir e evitar que crimes mais graves ocorram”, informou a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Div-DEAM), delegada Cláudia Dematté.

O motorista de aplicativo não tinha envolvimento com o caso. O investigado já tinha passagem por roubo e furto. O suspeito, de 32 anos, foi conduzido à Delegacia de Plantão Especializado da Mulher da Região Metropolitana (PEM), onde foi dado cumprimento ao mandado de prisão por descumprimento de medida protetiva de urgência e, posteriormente, foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV). 

As investigações da tentativa de homicídio qualificada (tentativa de feminicídio) e demais crimes seguem em andamento na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Cariacica.

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard