Governo do Estado do Espírito Santo
21/10/2021 14h24

Polícia Civil realiza ação conjunta com Polícia Militar e Guarda Municipal para prender suspeito de matar cinco pessoas em Vila Velha

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em ação conjunta com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e a Guarda Municipal de Vila Velha, prendeu, na segunda-feira (18), o suspeito do assassinato de cinco pessoas ocorrido no último sábado (16), no bairro Darly Santos, em Vila Velha.

Informações sobre a ação conjunta foram divulgadas, nessa terça-feira (19), durante uma coletiva de imprensa, realizada na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória. Segundo a investigação, a motivação do crime foi a disputa por terrenos entre o suspeito e os três alvos do crime.

Durante as oitivas, o suspeito assumiu a autoria do crime e disse que os alvos eram envolvidos com invasão de terrenos no bairro Darly Santos, e haviam invadido o ‘terreno dele’, que ele mesmo havia invadido momentos antes, depois que uma imobiliária faliu e abandonou as obras que seriam feitas no local. O acusado havia ficado com raiva da suposta invasão, e ao checar seu terreno, que fica atrás do local do crime, constatou que um churrasco ocorria próximo dali, e que os alvos estavam no local, assim, tomou a decisão de executá-los.

O mesmo abriu o portão da residência, abrindo fogo contra os presentes e atingindo outras pessoas que estavam no local, incluindo uma professora, que foi buscar uma criança. Dos três alvos apontados pelo suspeito, dois sobreviveram.

O delegado titular da DHPP de Vila Velha, Tarik Halabi Souki, disse que a DHPP esteve presente no local do crime e realizou as diligências. Ele recebeu informações sobre o carro que foi utilizado pelo suspeito e que o crime se tratava de uma execução realizada por uma única pessoa.

Com o auxílio de informações cedidas pela Prefeitura de Vila Velha, foi possível localizar a placa do veículo e, na segunda-feira, informações sobre a localização do suspeito foram recebidas. Segundo denúncia anônima, o acusado estaria em uma casa localizada no bairro Primeiro de Maio, em Vila Velha. Uma campana foi realizada pelos policiais, que esperaram o suspeito chegar ao local. Ele, ao ver a viatura descaracterizada, desconfiou e fugiu para o interior da residência.

Imediatamente, a Polícia Civil pediu o apoio da Guarda Municipal e da Força Tática da Polícia Militar, que realizaram um cerco por todo o quarteirão, e pediram aos moradores, permissão para os agentes adentrarem em suas residências, auxiliando na busca pelo suspeito. A DHPP de Cariacica também contribuiu com um drone. Ao todo, a ação durou cerca de 3h30 e 40 casas foram vistoriadas.

A equipe recebeu informações de que o suspeito estaria em uma casa que fica em cima de uma mercearia, e lá, o homem foi encontrado escondido dentro de um armário, e a prisão foi efetuada.

“O suspeito ainda tentou criar um álibi para tentar escapar da autoria do crime. Segundo um boletim de ocorrência que foi lavrado pelo acusado, ele teria sido assaltado, sequestrado e ficado três horas no porta-malas de seu próprio carro e depois abandonado. Ele também já é um velho conhecido da Polícia, inclusive, cumprimos um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito no dia 18 de dezembro de 2020, e com ele foram apreendidas diversas munições”, afirmou o delegado Tarik Halabi Souki.

O suspeito foi encaminhado à DHPP de Cariacica, onde foi autuado em flagrante pelos cinco homicídios e as quatro tentativas, além de posse ilegal de arma de fogo em munições. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV), ficando à disposição da Justiça.

Texto: Assessoria Sesp

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini/Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27)99231-5157
comunicapces@gmail.com  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard