26/05/2023 10h47

Polícia Civil realiza operação de combate ao tráfico de drogas e comércio de armas na Grande Vitória

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Inteligência e Ações Estratégicas (Siae) e da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), realizou, na manhã dessa quinta-feira (25), uma operação com foco em cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão nos bairros de Vitória, Vila Velha e Serra. Durante a ação, um adolescente foi apreendido, além de uma balança de precisão e um simulacro.

Os alvos são ligados a organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas e no comércio ilegal de armas, com maior número concentrado no bairro Bela Vista, na Capital. A investigação foi realizada por meio da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme).

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos um simulacro de arma de fogo, uma balança de precisão, uma bolsa de armazenagem de munição da CBC e um recipiente fechado contendo dezenas de balins para recarga de cartuchos de espingardas calibre 12.

“A região dos bairros Bela Vista, Inhanguetá, a Grande São Pedro como um todo, infelizmente, ainda permeia a questão do tráfico de entorpecentes com os homicídios”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho.

Ele reforçou que a Polícia Civil está fechando o cerco contra as organizações criminosas, responsáveis por homicídios e por impor o medo nas comunidades. “Nossa obrigação é prender esses indivíduos, principalmente as lideranças. Tendo qualquer informação, denuncie por meio do Disque-Denúncia 181, um canal que preserva a sua identidade para que possamos realizar cada vez mais operações como essa”, acrescentou Ramalho.

Um dos principais alvos da operação era um homem apontado como um dos maiores traficantes de armas e drogas da Região Metropolitana da Grande Vitória, porém ele não foi localizado.

O titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos, delegado Daniel Belchior, explicou como esse homem agia. “Ele consegue, por meio dos seus comparsas, fazer uma distribuição de armas de fogo, munições e acessórios de arma de fogo. A partir daí, alimentar o tráfico e fazer toda essa rede de distribuição de armas e drogas, que é um ciclo sem fim”, disse.

Durante a operação, um adolescente foi apreendido com uma bucha de maconha. Ele assinou um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC), por ato infracional análogo ao crime de posse de drogas para consumo próprio, e foi reintegrado à família, após o familiar assumir o compromisso de comparecer ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES), quando solicitado.

As investigações da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos seguem em andamento.

Texto: Olga Samara Gomes

Comunicação Interna – (27) 3137-9024