A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha, concluiu as investigações de quatro homicídios, que resultaram no indiciamento de 17 pessoas pelo crime de organização criminosa, além da confecção de procedimentos contra outros três adolescentes por ato infracional análogo aos mesmos crimes.
De acordo com as investigações, presididas pelo delegado Rafael Caliman, os quatro homicídios, todos registrados no município de São Gabriel da Palha, foram cometidos por membros da associação da Bahia, que estavam assassinando os inimigos locais para se instalar na cidade.
Segundo o delegado, o modus operandi utilizado pelos indiciados eram os mesmos. “As investigações começaram no dia 1º de março, quando um homem foi executado no bairro Aimorés, com diversos disparos que partiram de uma pistola .40 e de uma submetralhadora de fabricação caseira. Foi apurado, inicialmente, que o veículo utilizado nessa execução era do Estado da Bahia e, em um curto período, foi utilizado em outros dois homicídios, um cometido em Teixeira de Freitas e outro em São Mateus”, disse Caliman.
O delegado completou: “um dia após esse homicídio foi registrado que os homens em uma motocicleta efetuaram disparos no Centro de São Gabriel da Palha, mas erraram o alvo. Na sequência, no dia 03 de março, um homem foi assassinado no bairro Cachoeira da Onça, por dois homens. No dia 15 de março, um terceiro homem foi assassinado a tiros no bairro Aimorés, com o uso de uma submetralhadora. O quarto assassinato foi registrado no dia 13 de abril. Um homem foi executado por dois suspeitos”, relatou.
As apurações revelaram que os 17 indiciados eram integrantes de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, que adveio do Estado da Bahia e que já contava com integrantes de São Gabriel da Palha. “Com a clara intenção de dominar o comércio de drogas na região, uma verdadeira batalha foi estabelecida com traficantes locais, fato que resultou em um verdadeiro banho de sangue”, contou Caliman.
Durante o período das investigações, foram realizadas cinco operações conjuntas das polícias Civil e Militar, que resultaram na prisão de diversas pessoas, em flagrante, e na apreensão de drogas, armas, bem como na arrecadação e informações que auxiliaram no desfecho dos casos.
“Deve-se esclarecer que grande parte das ordens de execução partia do líder da organização criminosa, de dentro de um presídio localizado em Teixeira de Freitas. Esse homem, por deter o domínio da ação dos demais integrantes, acabou indiciado por quatro homicídios, pelo crime de organização criminosa e por tráfico de drogas”, informou o delegado Rafael Caliman.
As investigações foram concluídas e encaminhadas ao Ministério Público de São Gabriel da Palha, “que já estuda uma maneira de impedir que o líder da organização continue dando ordens de dentro do presídio”, pontuou o delegado.
Texto: Olga Samara
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Atendimento à Imprensa
Olga Samara/ Matheus Zardini
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693