Governo do Estado do Espírito Santo
01/06/2023 16h39 - Atualizado em 01/06/2023 17h09

Polícia prende engenheiro mecânico que comercializava e fazia manutenção de armamentos de traficantes da Grande Vitória

A equipe do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc) prendeu, na última sexta-feira (26), um engenheiro mecânico de 34 anos, investigado por associação ao tráfico e por comercializar ilegalmente armas, munições e acessórios. A prisão ocorreu no bairro Residencial Coqueiral, em Vila Velha.

O Departamento Especializado em Narcóticos iniciou as investigações após receber informações do setor de inteligência. Segundo investigações o engenheiro, além de praticar o comércio ilegal de armas, munições e acessórios, também realizava manutenção em armamentos para os traficantes de drogas da Grande Vitória.

“O investigado realizava o comércio ilegal por meio do WhatsApp, onde postava “stories” expondo as armas e munições que estavam à venda. No aplicativo haviam sido criados grupos privados com os criminosos. Além da experiência com Engenharia, por conta da sua antiga profissão, também tinha registro no Exército brasileiro, o que facilitava a compra de munições para a comercialização ilegal”, disse o chefe do Departamento Especializado em Narcóticos, delegado Tarcísio Otoni.

Segundo o delegado Tarcísio Otoni, os traficantes preferiam comprar as armas e munições revendidas pelo engenheiro, pois era mais barato do que comprar em territórios internacionais.

O engenheiro residia em casas alugadas e circulava apenas com carros também alugados, o que dificultava o trabalho da polícia, porém com a investigação em andamento, foi possível localizar o engenheiro na residência. No local, foram apreendidas mais de mil munições, além de acessórios e ferramentas diversas. Entre os acessórios, foi encontrado um dispositivo ilegal chamado de seletor de rajadas, conhecido como kit rajada, que transforma uma arma semiautomática em automática.

"Essa prisão foi de extrema importância, porque foi o primeiro indivíduo preso que fabrica e comercializa esse tipo de acessório, que é chamado de kit rajada. Esse acessório transforma arma de fogo em uma metralhadora aumentando o poder dos traficantes, dificultando o trabalho da polícia”, explicou o delegado.

Com um mandado de busca e apreensão, o acusado foi autuado em flagrante e levado para o Centro de Detenção de Viana. O detido vai responder por comercialização ilegal de arma e associação ao tráfico de drogas.

 

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Marcelo Rosa
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard