Um homem de 20 anos de idade foi detido, na última sexta-feira (25), no bairro Santa Rita, em Vila Velha. O suspeito é investigado no homicídio de um jovem de 19 anos que ocorreu no dia 17 de março, no bairro Grande Santa Rita, também no município e é apontado como um dos autores do duplo homicídio consumado e uma tentativa de homicídio, que ocorreu no último dia 20, no bairro Zumbi dos Palmares, também em Vila Velha. Na ocasião, uma criança de cinco anos de idade, que brincava na frente de casa, foi vítima de bala perdida.
A prisão foi realizada em cumprimento ao mandado de prisão temporária, pela equipe da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Vila Velha. Os detalhes da prisão e das investigações foram apresentados em coletiva de imprensa realizada, nessa terça-feira (29), no auditório da Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.
De acordo com o adjunto da DHPP de Vila Velha, delegado Daniel Belchior, o ataque que vitimou a criança de cinco anos, decorre de uma rivalidade que existe na localidade da Grande Santa Rita. “Nós já identificamos um dos indivíduos que estava participando desse ataque que aconteceu no dia 20, que matou a criança. O ataque ocorreu pela disputa do domínio do tráfico de drogas na região. Já havia outras investigações que estavam em cursos em relação a outros ataques, que acabaram resultando em outras vítimas, ao longo deste ano”, explicou o delegado.
Daniel Belchior explicou que a DHPP de Vila Velha, por meio de investigações, efetua prisões especificas e estratégicas das lideranças locais. “Essas prisões de certa forma acendem em algumas pessoas de menor status, um desejo de querer ocupar um cargo maior dentro dessas organizações criminosas. Em função disso, algumas alianças se rompem, considerando que algumas pessoas tenham uma 'ambição' de querer dominar toda a região. O resultado dessas disputas é eliminar os seus rivais”, disse o delegado.
Após os procedimentos de praxe, o homem foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV), ficando à disposição da justiça.
As diligencias continuam na DHPP de Vila Velha, para capturar os indivíduos envolvidos nesse crime. “Solicitamos a colaboração da população em ligar para o Disque-Denuncia 181, o anonimato é garantindo, dessa forma a sociedade estará contribuindo para combater esse tipo de crime”, frisou o delegado.
Outra prisão
Na manhã do último sábado (26), policiais civis da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, durante a Escala Operacional (Iseo), com apoio da Guarda Municipal, fizeram patrulhamento na região da Grande Santa Rita, com o objetivo de realizar levantamentos e prisões de suspeitos envolvidos com o tráfico na região.
Quando a equipe realizava diligências no beco do Alemão, localizado no bairro Alecrim, em Vila Velha, identificou um suspeito de 19 anos, conhecido pelas forças de segurança por seu envolvimento com o tráfico de drogas. Por se tratar de um beco sem saída, o suspeito não teve como empreender fuga.
Com o suspeito, foi apreendida uma sacola plástica com diversas drogas, além de pinos de substância análoga à cocaína, substância vegetal análoga a maconha e pedras de crack. Em depoimento informal, ainda no local, o suspeito informou que estava se preparando para assumir a "pista", ou seja, começar sua venda de entorpecentes. Foi feito o acompanhamento do suspeito até a sua residência, onde ele informou que havia mais drogas. No local, foram encontrados e apreendidos vários palitos de substância vegetal análoga a maconha.
O detido junto com o material arrecadado foi entregue à autoridade policial da Delegacia Regional de Vila Velha, para adoção das medidas que o caso requer. O suspeito foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.
Texto: Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi) e Olga Samara
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Atendimento à Imprensa:
Olga Samara/ Matheus Zardini
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693