Governo do Estado do Espírito Santo
19/11/2025 14h45

Polícias Civil e Militar desarticulam associação criminosa ligada ao tráfico e prende seis suspeitos em Mantenópolis

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Mantenópolis, com o apoio da Força Tática, do Canil K9 e do Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), em Barra de São Francisco, prendeu, nessa terça-feira (18), seis suspeitos durante uma operação integrada que desarticulou uma associação criminosa envolvida com o tráfico de drogas e a posse ilegal de munições no município de Mantenópolis. Durante a ação, foram apreendidos entorpecentes, munições de calibres distintos, celulares, dinheiro e outros itens que reforçam a existência da estrutura criminosa investigada.

A ação foi deflagrada após um trabalho de inteligência que contou com informações estratégicas repassadas pela Subgerência de Segurança Corporativa dos Correios que identificou o envio de insumos utilizados no tráfico, como microtubos plásticos, por meio de correspondências destinadas ao grupo investigado.

A partir dessas informações, as equipes iniciaram diligências nas primeiras horas da manhã, cumprindo mandados judiciais de busca e apreensão expedidos após a consolidação de dados que apontavam a movimentação criminosa em diferentes pontos da cidade. 

Durante as diligências, foram realizados cerco tático e varreduras com o apoio do cão farejador do Canil K9, que localizou parte do material ilícito escondido em áreas de difícil acesso. Foram apreendidos 38,5 gramas de crack, 3 gramas de maconha, um projétil calibre .40 (de uso restrito), duas munições calibre .38, 1.000 microtubos plásticos utilizados para o fracionamento de cocaína, uma balança de precisão, um drone, cadernos com anotações da contabilidade do tráfico, aproximadamente R$ 2.800,00 em dinheiro fracionado e oito aparelhos celulares, que serão analisados mediante autorização judicial.  

Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em dois endereços, sendo um deles o estabelecimento comercial, cinco suspeitos de 52, 44, 26, 25 e 33 anos foram presos em flagrante. Um deles de nacionalidade espanhola, atuava no centro logístico da associação criminosa e desempenhava papel estratégico na distribuição dos materiais ilícitos. Além das prisões em flagrante, a operação também resultou no cumprimento de um mandado de prisão em aberto contra um homem de 37 anos, expedido pela Vara de Execuções Penais de Vila Velha, pelo crime de lesão corporal.

De acordo com o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Mantenópolis, delegado Robson Peixoto de Oliveira, a operação é resultado de um trabalho contínuo de monitoramento da atividade criminosa no município. “As investigações identificaram a atuação organizada desses suspeitos, que mantinham pontos de armazenamento e distribuição de drogas, além de munições utilizadas para garantir a atividade criminosa. O objetivo foi desarticular o grupo e impedir o avanço do tráfico na região. As operações integradas continuarão sendo realizadas com o objetivo de enfraquecer grupos criminosos, aumentar a sensação de segurança e garantir a tranquilidade da população de Mantenópolis e região”, afirmou.

Todos os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Mantenópolis, onde foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e posse ilegal de munição. A Polícia Civil também representou pela prisão preventiva de todos eles, com o objetivo de garantir a ordem pública e impedir a continuidade das atividades criminosas.

O material apreendido será submetido à perícia e incorporado ao inquérito policial, que segue em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer a total extensão da atuação da associação criminosa. 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com               

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard