Governo do Estado do Espírito Santo
03/02/2025 15h13

Projeto Recupera divulga resultados das ações entre julho e dezembro de 2024

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana e da Superintendência de Inteligência e Ações Estratégicas, apresentou, nesta segunda-feira (03), o balanço das atividades do Projeto Recupera. Entre julho e dezembro de 2024, foram recuperados 386 aparelhos celulares roubados e furtados.

Desde o lançamento do projeto, em julho de 2023, foram realizadas sete fases, resultando na expedição de 1.290 mandados de intimação, na lavratura de 431 procedimentos policiais e na recuperação de 386 aparelhos celulares, dos quais 260 foram restituídos aos legítimos proprietários.

O Projeto Recupera utiliza tecnologias avançadas de rastreamento e identificação, em parceria com operadoras de telefonia e outras autoridades de segurança pública, para localizar os aparelhos roubados ou furtados. Além disso, um sistema de intimações é empregado para agilizar os atendimentos.

Por meio de mensagens enviadas pelo número oficial no WhatsApp – (27) 99849-4228 –, as vítimas recebem informações sobre a unidade policial, data e horário para comparecimento e devolução do aparelho.

Histórico e expansão do projeto

Antes do lançamento oficial no Espírito Santo, uma equipe de delegados da PCES visitou o Estado do Piauí entre os dias 12 e 15 de junho de 2023. A delegação foi recebida pelo secretário de Segurança Pública e por delegados locais para conhecer as práticas implementadas no Piauí, que contribuíram para a redução significativa de furtos, roubos e receptações de celulares.

No Espírito Santo, o projeto foi ampliado com a inauguração, em 09 de outubro de 2024, de uma sala de atendimento exclusivo, localizada no segundo pavimento da 1ª Delegacia Regional de Vitória, na Rua Maria de Lurdes Garcia, 428, Ilha de Santa Maria. A unidade centraliza o atendimento da Região Metropolitana e funciona em dias agendados, conforme as intimações enviadas. A estrutura é equipada para a coleta de depoimentos, lavratura de documentos e restituição de aparelhos recuperados.

Desde o início do projeto, mais de 780 mensagens de intimação foram enviadas via WhatsApp, resultando na recuperação de mais de 300 aparelhos celulares, sendo a maioria devolvida de forma voluntária.

Estatísticas e impacto

Entre 17 de maio de 2023 e 16 de maio de 2024, foram registrados 21.400 aparelhos telefônicos roubados ou furtados no Espírito Santo. No entanto, apenas 6.570 aparelhos tinham o código IMEI identificado e registrado nas ocorrências.

O número reduzido de registros com IMEI limita o alcance das investigações e da recuperação de aparelhos. É essencial que as vítimas incluam essas informações no boletim de ocorrência, para aumentar as chances de localizar os dispositivos e responsabilizar os envolvidos nos crimes.

No mesmo período, foram recuperados 648 aparelhos celulares, evidenciando a relevância do Projeto Recupera para a redução de crimes contra o patrimônio e a promoção de justiça para as vítimas.

Segundo o superintendente de Inteligência e Ações Estratégicas (SIAE), delegado João Francisco Filho, o Projeto Recupera tem um grande impacto social, considerando que o aparelho celular se tornou muito mais do que um simples telefone.

“Hoje, o celular é uma ferramenta indispensável para o trabalho, a comunicação social, o lazer e até transações bancárias, abrangendo várias aplicações que atendem às necessidades do dia a dia. Quando um celular é furtado ou roubado, a vida da vítima é gravemente afetada, não apenas pela perda patrimonial, mas também pela perda funcional que o aparelho representa”, destacou o delegado João Francisco Filho.

O Projeto Recupera atua em toda a cadeia criminosa relacionada a aparelhos celulares, abrangendo desde a subtração do dispositivo até sua reutilização por terceiros, que podem ser tanto vítimas de receptação quanto autores de outros crimes.

Ainda de acordo com o delegado João Francisco Filho, o projeto segue em constante aprimoramento, estruturando suas ações e ampliando sua atuação para outros municípios, visando intensificar os resultados e fortalecer o combate a esses crimes.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com   

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard