Governo do Estado do Espírito Santo
26/06/2017 10h49 - Atualizado em 11/04/2018 17h41

Quase 400 policiais civis iniciam o 40º ciclo do EAD da Senasp

A partir desta segunda-feira (26), 392 policiais civis do Estado do Espírito Santo iniciarão os cursos oferecidos pelo 40º Ciclo da Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD). Estão matriculados 229 no curso de Condutores de Veículos de Emergência (CVE) e 163 em outros cursos do sistema. A carga horária é de 40 ou 60 horas.

A iniciativa de fomentar os cursos da Rede EAD-Senasp partiu da chefia de Polícia. " Nosso objetivo é incentivar os policiais a realizarem uma das 68 capacitações oferecidas. Desejamos a todos um bom aprendizado e que tragam esses conhecimentos para o trabalho na PCES”, destacou o chefe da Polícia Civil, delegado Guilherme Daré.

Essa é a segunda turma a fazer o curso de Condutores de Veículos de Emergência. A primeira foi composta por 242 policiais civis que já concluíram o curso.

Parceria Acadepol/Sesp/Senasp

A parceria firmada entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp),  a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e a Polícia Civil – por meio da Academia de Polícia (Acadepol) foi assinada no mês de janeiro e contou com a presença do chefe de Polícia, delegado Guilherme Daré; do representante da Sesp junto à Senasp, o tutor master Adriano Lovatt Poletti; e do diretor da Acadepol, delegado Heli Schimittel.

Na ocasião, foi feito o planejamento das ações e foram acertados quais cursos serão disponibilizados pela Senasp para serem desenvolvidos pela Acadepol. 

A ação já proporcionou a qualificação de mais de 50 novos investigadores que concluíram, além dos cursos presenciais da Acadepol, seis cursos do Sistema de Ensino a Distância (EAD) da Senasp e outros 242 policiais civis que realizaram o CVE. "Nossa expectativa é de que novas turmas de policiais recém-nomeados sejam inseridas na parceria", afirmou o diretor da Acadepol. 

 

Cursos da Senasp

A Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD-SENASP) é uma escola virtual criada em 2005 em parceria com a Academia Nacional de Polícia e, atualmente, conta com mais de 500 mil usuários cadastrados. A escola é destinada aos profissionais da segurança pública de todo o Brasil e visa facilitar e promover a capacitação contínua desses profissionais.

A realização dos cursos é fruto dos acordos de cooperação federativa celebrados entre o Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e os Governos estaduais e municipais, por intermédio das Secretarias de Estado de Segurança Pública e prefeituras.

As aulas e as avaliações são realizadas a distância, em um ambiente virtual, o que possibilita ao aluno decidir qual o melhor horário para se dedicar aos estudos. Os que não possuem computador ou acesso à internet também podem se inscrever, pois a rede disponibiliza locais de estudo para esses casos. Para isso, basta acionar o tutor responsável pelo curso escolhido que ele vai indicar o local mais próximo para as aulas.

 

Metodologia do CVE

A realização desse curso está prevista na Resolução nº 522 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essa capacitação possui o mesmo modelo de gestão dos cursos que são oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Os participantes receberão o conteúdo das matérias aplicadas e terão orientação on-line oferecida pelo gestor master durante as atividades curriculares exigidas. Para obter a aprovação, o aluno, obrigatoriamente, deverá participar dos fóruns, terá que realizar a avaliação final e obter média acima de 7,0.

Após a conclusão deste curso, o policial estará habilitado para conduzir veículos de emergência, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil 
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br 


Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Paula Lima (27) 99846-1111

Marina Galvêas (27) 98802-3326
comunicapces@gmail.com

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard