Governo do Estado do Espírito Santo
27/02/2025 16h28

Sesp e PCES promovem capacitação para Delegacias da Mulher, do Idoso e da Criança e Adolescente

Foto: Raniery Pelissari/SESP

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) promoveram uma capacitação para policiais civis, com o objetivo de padronizar e aprimorar o atendimento das denúncias recebidas por meio do Disque-Denúncia 181. Os encontros ocorreram nos dias 26 e 27 de fevereiro e reuniram 63 policiais.  

As instruções foram conduzidas pela Gerência de Proteção à Mulher (GPM) e pela Gerência do Disque-Denúncia 181, ambos da Sesp, e pela Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). Participaram policiais civis das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) da Grande Vitória, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa (DEPPI).

O Disque-Denúncia 181 é uma importante fonte de informação para as polícias, inclusive para o combate à violência doméstica e familiar. Quando uma denúncia desta natureza chega ao Disque-Denúncia, ela é encaminhada para a delegacia responsável pela apuração das informações. Em 2024, o Disque-Denúncia 181 recebeu 7.492 denúncias anônimas relatando casos de violência doméstica ou familiar.

“Esta capacitação amplia o conhecimento dos policiais civis para o recebimento e tratamento dessas denúncias. Estabelecer um fluxo padronizado de apuração e investigação torna o trabalho mais célere e a resposta mais eficaz. Em muitos casos, cada minuto é precioso para proteger uma vida”, salientou a gerente de Proteção à Mulher da Sesp, delegada Michele Meira.

O gerente do Disque-Denúncia 181, delegado Paulo Expedicto Amaral, explicou que a capacitação é importante para fortalecer o fluxo de apuração das denúncias recebidas pelo Disque-Denúncia 181, garantindo uma resposta mais rápida e eficaz para proteger vítimas e responsabilizar agressores.

"A violência contra a mulher é uma realidade que precisa ser enfrentada com firmeza e compromisso. No Espírito Santo, estamos intensificando nossas ações para aprimorar a resposta das forças de segurança às denúncias de violência doméstica e familiar. A denúncia é a principal ferramenta para romper o ciclo da violência. Juntos, podemos transformar essa realidade e reduzir os índices de violência contra a mulher no Espírito Santo. A proteção das mulheres é uma prioridade", afirmou Amaral.

Para a chefe da DIV-Deam, delegada Cláudia Dematté, a celeridade e precisão da resposta às denúncias é determinante quando o assunto é violência doméstica e familiar. "Estamos todos empenhados em um único propósito: proteger mulheres, crianças e idosos da violência doméstica e familiar. Por isso, aprimorar o fluxo de atendimento dessas denúncias se faz necessário, visto que a denúncia anônima é, de fato, uma importante ferramenta no combate a este tipo de violência", pontuou a delegada.

Como denunciar?

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia anônima, seja por meio do telefone ou pelo site. Não é necessário se identificar e quanto mais detalhada a denúncia, mais elementos a polícia terá para verificar a informação, investigar o caso, responsabilizar autores e proteger vítimas.

Por telefone, basta ligar para o número 181 e passar as informações. Do outro lado da linha, atendentes treinados receberão as informações e darão o devido encaminhamento.

Pela internet, basta acessar disquedenuncia181.es.gov.br e, na página inicial, o denunciante encontrará vários ícones, entre eles um específico para denunciar casos de violência contra criança, mulher ou idoso.  Clicando no ícone, o denunciante responderá às perguntas e preencherá um formulário, onde será possível anexar vídeos e fotos. As informações serão passadas para a delegacia responsável.  

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard