A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência Regional Norte (SPRN) e suas delegacias subordinadas, apreendeu, em uma semana, 16 armas de fogo em municípios da região. As apreensões ocorreram durante operações realizadas nos municípios de Linhares, Fundão e São Mateus. Os detalhes foram divulgados em coletiva no dia 29 de janeiro, na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.
O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, destacou a importância das ações para a prevenção de crimes: "Essas operações são justamente para evitar os crimes que chamamos de crimes de proximidade, aqueles que ocorrem por brigas de boteco, desentendimentos entre vizinhos e em eventos. A pessoa discute, vai para casa, pega a arma e retorna. A ideia da Superintendência Regional Norte é justamente antecipar esses eventos e não permitir que homicídios ocorram por uso de arma de fogo. Até o momento, tivemos 24 homicídios, sendo que metade foi causada por crimes de proximidade. Esse trabalho é uma ação preventiva, para retirar armas de circulação e reduzir essas ocorrências."
O titular da Delegacia de Polícia (DP) de Sooretama, delegado Eudson Ferreira Bento, explicou uma das ações que resultou na apreensão de três armas: "No início deste ano, identificamos inconsistências em registros de armas de um indivíduo. Representamos pela busca e apreensão domiciliar e, ao cumprirmos o mandado, encontramos um rifle calibre .22. Ao localizarmos o suspeito em São Mateus, ele revelou que possuía outras duas pistolas e que elas haviam sido entregues a um amigo. Conseguimos contato com esse amigo, que fez a entrega voluntária das armas na delegacia de São Mateus, acompanhado de uma advogada. No total, foram apreendidas três armas de fogo, três carregadores e 75 munições. O suspeito foi preso em flagrante, enquanto o outro responderá ao processo em liberdade."
O titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Mateus, delegado Leonardo Malacarne, detalhou outra apreensão: "Essa operação se iniciou após uma tentativa de homicídio no bairro Guriri, motivada por uma desavença. O autor efetuou um disparo que atingiu a perna da vítima. Representamos pelo mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, localizada na zona rural de São Mateus, e encontramos seis armas de fogo, incluindo pistolas Glock e revólveres calibre .38. Duas das armas tinham registro, mas as demais eram ilegais. Como ele não estava na residência e se apresentou posteriormente, colaborando com as investigações, não houve necessidade de um mandado de prisão."
O titular da Delegacia de Polícia (DP) de Fundão, delegado Leandro Sperandio, ressaltou a importância do monitoramento preventivo para evitar homicídios: "Identificamos que os últimos seis homicídios em Fundão estavam ligados a crimes de proximidade, como brigas entre vizinhos e desavenças familiares. Todos esses casos foram solucionados, e os autores, presos. Para prevenir novas ocorrências, mapeamos locais onde poderiam haver armas ilegais e cumprimos mandados de busca e apreensão. Em 48 horas, apreendemos oito armas de fogo. Esse trabalho continuará, pois nosso objetivo é reduzir os índices de homicídio na cidade. Vamos seguir monitorando e retirando armas ilegais da comunidade, dentro do plano estratégico da Superintendência Regional Norte."
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com