As equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) realizaram, na última quinta-feira (27), a prisão, em flagrante, de dois suspeitos de 18 e 31 anos de idade. Um deles é apontado como o gerente de uma organização criminosa do bairro da Penha, em Vitória. Durante a ação, também foram apreendidos dois coletes balísticos, 120 munições de diversos calibres, além de uma arma, dinheiro e entorpecentes.
Segundo o titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), delegado Brenno Andrade, as munições foram encontradas dentro de uma máquina de lavar roupas. As drogas estavam escondidas no telhado da residência, além da pistola, que estava escondida em um refrigerador de uma geladeira. Todo esse material estava na casa de um homem de 31 anos apontado como o gerente do tráfico de drogas no bairro da Penha, na Capital.
Já o rapaz de 18 anos, que também foi detido em flagrante, tem passagem por tráfico de drogas. Na residência foram encontrados e apreendidos dois coletes balísticos, dois rádios comunicadores e frascos vazios de lança-perfume, prontos para serem embalados e vendidos em festas clandestinas.
De acordo com o chefe da Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP), delegado Gabriel Monteiro, a equipe investigava crimes patrimoniais na Grande Vitória, quando receberam uma denúncia anônima sobre a atuação dos suspeitos, e após a denúncia os policiais confirmaram a relação deles em crimes patrimoniais ligados ao tráfico de drogas.
“Com as prisões que o Deic tem realizado, em diversos crimes patrimoniais, percebemos que tem um grande envolvimento de tráfico de drogas na região, por conta disso, intensificamos as operações policiais nos morros da Grande Vitória. Tem vários criminosos que têm domicílios no bairro da Penha e em outras localidades no município”, disse o delegado.
O delegado disse ainda que o suspeito “não possui nenhuma passagem pela justiça criminal, o que demonstra um grande conhecimento da região do tráfico de drogas, já que ele é sempre avisado pelos olheiros, por isso, foi muito difícil realizar a prisão desse indivíduo", explicou o delegado.
Os detidos foram autuados por associação ao tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e munições, sendo encaminhados à unidade prisional, ficando à disposição da justiça.
Operação
Durante o cumprimento da verificação da denúncia, criminosos efetuaram tiros de fogos de artifícios, bem próximo a equipe, no intuito de conseguir desviar a atenção dos policiais, na tentativa de resgatar os dois detidos.
Segundo o delegado Brenno Andrade, a Polícia Civil vem realizando treinamentos para entrar e sair com segurança nesse tipo de operação. "Nesse caso específico, a equipe saiu já à noite, o que tem um fator de segurança e perigo maior. Mas, com a tática empregada, nós conseguimos sair tranquilos do local com os criminosos algemados e conduzidos à viatura e posteriormente à unidade prisional”, explicou o delegado.
Texto: Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Atendimento à Imprensa
Olga Samara/ Matheus Zardini
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693