22/06/2020 15h36 - Atualizado em 22/06/2020 18h17

Dezesseis homicidas presos em um ano: Polícia Civil devolve a paz à comunidade de Jardim Carapina, na Serra

O dia 18 de junho de 2020 foi uma data importante para a comunidade de Jardim Carapina, na Serra. Na última quinta-feira, completaram-se sete meses sem registro de homicídios no bairro, que já foi considerado o mais violento do Espírito Santo.

Os tempos de paz estão relacionados ao trabalho desenvolvido pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, que desarticulou seis grupos criminosos que disputavam pelo controle do tráfico de drogas no bairro e realizavam ataques armados entre si. Do início de 2019 até agora, 16 pessoas suspeitas de envolvimento em homicídios no bairro foram presas, nas operações da DHPP Serra.

“Uma das variantes importantes para reduzir os índices de homicídios é justamente as prisões qualificadas, que tiram aquela sensação de impunidade. A certeza da punição é um fator importante para o controle da criminalidade”, explicou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

Os crimes contra a vida cometidos em Jardim Carapina estão relacionados, em sua maioria, à rivalidade entre grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas. O mapeamento apontou a existência de seis gangues: Rua 24, Rua 11, Contorno, Campo, Ponto Final e Gangue do Biel. Entre as prisões realizadas no último ano, estão as lideranças de cada um dos grupos e membros que agiam sob esses comandos.

Prisões

A operação mais recente foi realizada na última quarta-feira (17) e resultou na prisão de um suspeito de 22 anos, que foi localizado em Jardim Limoeiro, Serra. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva, por envolvimento em uma tentativa de homicídio no dia 18 de agosto do ano passado em Jardim Carapina. Segundo as investigações, ele estava gerenciando o ponto de tráfico de drogas da Rua 24.

O suspeito agiu juntamente com dois comparsas, que também estão presos. A tentativa de homicídio, contra um adolescente, foi uma retaliação a um homicídio que vitimou um membro do grupo criminoso da Rua 24, dois dias antes.

“Ele deu cobertura à ação dos dois indivíduos que efetuaram os disparos, no sentido de verificar a presença de policiais na região, para que o crime fosse perfeito. Porém, a vítima sobreviveu e nós conseguimos elucidar este crime, prendendo os três indivíduos”, relatou o delegado Rodrigo Sandi Mori.

Esta prisão é parte de uma série de ações exitosas realizadas pela DHPP Serra. Ao longo de 2019, dez operações foram deflagradas no bairro e resultaram na prisão de 14 suspeitos de envolvimento em homicídios ou tentativas de homicídios. Em 2020, foram mais duas prisões.

Entre os detidos há indivíduos altamente perigosos. Em março de 2019, os policiais conseguiram capturar o alvo número um da DHPP Serra, um homem de 23 anos, que responde por cinco homicídios. Em agosto, o sucessor dele – de 25 anos e envolvido em quatro homicídios – também acabou preso.

“Nosso trabalho é fazer com que esses indivíduos que cometem crimes sejam presos e respondam ao processo presos, e, posteriormente, condenados, possibilitando uma maior tranquilidade à população de bem daquela comunidade. É importante ressaltar o apoio que a população nos dá, enviando informações. A população de bem desses bairros são os olhos da polícia”, ressaltou Sandi Mori.

Texto: Camila Ferreira

Comunicação Interna - (27) 3137-9024