01/11/2019 18h45 - Atualizado em 01/11/2019 18h50

Ação integrada da Polícia Civil prende suspeito de tentativa de feminicídio após três dias de investigação

Uma ação integrada da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam), em conjunto com o Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), cumpriu um mandado de prisão temporária em desfavor de J.C.S.M., de 41 anos, suspeito de tentativa de feminicídio contra sua companheira.

O crime ocorreu na madrugada do último sábado (26) para o domingo (27), na residência da vítima, no bairro Jardim da Penha, em Vitória. Ele foi preso nessa quinta-feira (31), no município de Serra, bairro Mata da Serra, no quintal da casa de parentes.

A titular da DIV-Deam, delegada Claudia Dematté, relatou que o casal estava na residência da vítima na noite do crime. “Após a companheira negar-se a ingerir a comida preparada pelo suspeito, ele a estrangulou, fazendo-a desmaiar, a golpeou diversas vezes com uma cadeira e deferiu tapas em seu rosto a ponto de a vítima ter de ir ao hospital com a face desfigurada, e aproximava seus dedos da boca do fogão para queimá-los. Além das agressões físicas, ele praticou agressão psicológica quando, utilizando uma faca, golpeou o colchão da casa ameaçando fazer o mesmo com vítima”, explicou a delegada.

De acordo com Dematté, a vítima conseguiu fugir das agressões quando pediu um copo d’água ao agressor. Assim que desceu as escadas do prédio, a vítima solicitou a ajuda de vizinhos, que a levaram até um hospital. Lá, compreendendo a gravidade da situação, a equipe de atendimento entrou em contato com a Polícia Militar (PMES), que logo acionou o Plantão Especializado de Atendimento à Mulher.

A responsável do plantão, delegada Thais Cruz, atendeu às diligências. “Tomando conhecimento da gravidade dos fatos, a delegada imediatamente representou pela prisão do agressor. A representação foi comunicada à delegada Andreia Magalhães, que acionou a DIV-Deam, iniciando as investigações. A vítima ainda se encontra muito machucada, com lesões no globo ocular, pescoço e dificuldade de escutar que, segundo o seu relato, seriam resultado das agressões”, atestou a chefe da DIV-Deam.

Em procedência com a representação da prisão, a Sesp e a DHPP foram acionadas e auxiliaram na localização do suspeito. A delegada Juliana Saadeh, responsável pela prisão, informou que em três dias a equipe de investigação localizou J.C.S.M. e iniciou seu monitoramento. “Com a agilidade das investigações, conseguimos realizar a prisão do suspeito no momento exato em que ele estava preparado para escapar pelos fundos da residência. Ele confessou o crime, mas narrou que apenas se ‘alterou um pouco’ no momento”.

Conforme destacou Claudia Dematté, a equipe está apurando uma possível prática de tortura, considerando os fatos narrados pela vítima e exames de lesões do Departamento Médico Legal (DML).

“O Espírito Santo possui uma Divisão Especializada de Atendimento à Mulher que não irá cessar até que todos os homens que insistirem em perpetuar atitudes desumanas e machistas contra qualquer mulher sejam detidos. Nós não aceitaremos que mulheres continuem a sofrer nas mãos de qualquer homem ou que tenham suas vidas ceifadas. Trabalhamos e continuaremos a trabalhar, dia e noite, com eficácia, rapidez, inteligência e integração na Polícia Civil para que esses homens sejam detidos”, asseverou Dematté.

J.C.S.M. foi preso e encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).

Atendimento à Imprensa

Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111