30/11/2022 10h43 - Atualizado em 13/12/2022 10h53

Alunos de Serra e Vitória recebem o projeto ‘Patrulha Canina’

A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio do projeto “Patrulha Canina”, esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Marcos, no bairro São Marcos I, na Serra; e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Valdívia da Penha Antunes Rodrigues, no bairro Santo Drumont, em Vitória para conversar com os alunos. O objetivo dos encontros foi relatar o dia a dia de um policial de forma lúdica, usando um cão de detecção para despertar nas crianças a curiosidade.

Os palestrantes dos eventos – Jorge Morgado Neto, agente de polícia, médico veterinário da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e fundador do projeto; José Chalub, perito criminal e Bethânia Ross –, foram os responsáveis por comandar o bate-papo com as crianças de 5 a 12 anos.

Para animar a criançada, é usado o cão Wookie, de oito anos. Ele é um cão detector, treinado para executar trabalhos de buscas realizadas pelas equipes policiais. Durante a palestra Wookie demonstrou o seu trabalho de farejador. Além disso, os itens de proteção usados por eles em seu trabalho como coletes, capacetes e escudos foram apresentados para os alunos.

De acordo com Jorge Morgado Neto, a ideia de usar o cão para apresentar a rotina de um policial surgiu devido ao sucesso que o animal faz entre as crianças. “Batizei o nome do projeto como “Patrulha Canina”, por referência a um desenho. O projeto foi iniciado no ano de 2014. Eu vi a necessidade de dar uma referência diferenciada para as crianças, principalmente nas áreas de periferia, localidades que tem muitos conflitos”, explicou.

Desde o início do projeto já foram atendidas mais de 20 unidades de ensino estaduais, municipais e particulares, na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Texto: Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Matheus Zardini / Olga Samara