Governo do Estado do Espírito Santo
15/12/2017 15h18 - Atualizado em 15/12/2017 15h22

Chefe de Polícia participa de seminário de perícias criminais em Vitória

O chefe de polícia, delegado Guilherme Daré participou nesta quinta-feira (14) do VII Seminário de Perícias Criminais do Estado do Espírito Santo. Com o tema “A Perícia Criminal na Segurança Pública: Autonomia e Imparcialidade”, o evento foi organizado pela Associação Espírito Santense de Peritos em Criminalística (AEPC) e realizado no auditório da Emescam, em Vitória.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Direitos Humanos, Júlio Pompeu, o perito criminal e chefe do Departamento de Criminalística da Polícia Civil do Espírito Santo, Renato Koscky Júnior e o perito criminal especial e presidente da Associação Espírito-Santense de Peritos em Criminalística, Renan Costa Loyola.

O chefe de Polícia destacou a qualidade dos serviços prestados pelos peritos capixabas na contribuição para elucidação dos crimes e elogiou a temática escolhida para esta edição do Seminário. “Esse tema é relevante e relembra um conjunto de ações anteriores executadas para a reestruturação da Perícia do Estado. Temos observado que vários Estados vêm proporcionando as autonomias técnica, científica e funcional das perícias. E o Espírito Santo não está alheio à essa discussão, pois muito tem sido pesquisado, ponderado e proposto sobre a modernização da Segurança Pública. Este ano, por meio de diversos  diálogos com os poderes executivo e legislativo, foi feita a proposta de um projeto de lei que trata sobre autonomias da perícia e, pelo qual, os peritos poderão assumir a chefia da SPTC, cargo que tem sido exclusivo de delegado de polícia”, destacou.

O seminário contou com palestra de peritos capixabas e também de outros Estados, como a perita criminal Debora Morf Rodrigues de São Paulo que realizou a palestra “Análises Periciais na Chacina de Osasco” e do perito criminal federal João José de Castro B. Vallim, “O Valor da Prova Pericial na Operação Lava Jato”.

O secretário Júlio Pompeu lembrou que este ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (SEDH), anunciou o investimento de, aproximadamente, R$ 220 milhões, em segurança pública, provenientes de um empréstimo feito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com intuito de promover o financiamento de políticas públicas que estivessem de acordo com o conceito de segurança cidadã, defendido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“Para garantir o investimento, a União fixou regras dizendo quais seriam as características dos Estados que iriam receber os investimentos. Apenas três estados se enquadraram, e o ES foi um deles. Por isso, quero assegurar aos senhores, que a perícia será lembrada para receber parte desse investimento, pois precisamos sair do século XIV e entrar no século XXI”, concluiu.

 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Texto: Fernanda Pontes

 

Atendimento à Imprensa

Paula Lima: (27) 3636-1536 / 99846-1111

Leidy Mendonça: (27) 3636-9928 / 99607-2978

comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard