09/11/2020 17h08 - Atualizado em 16/11/2020 17h24

Coral da Polícia Civil se reinventa durante a pandemia

Durante a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), os corais precisaram se reinventar e com o Coral Domingos Martins da Polícia Civil não foi diferente. Diante da impossibilidade se reunir presencialmente, os integrantes passaram a usar cada vez mais as tecnologias para poderem ensaiar.

Por isso, a utilização de aplicativos, editores de vídeos e outras tecnologias foram dando forma a nova maneira de se encontrar e cantar juntos. “Os ‘corais virtuais’ que tanto nos emocionam, alegram e encantam começaram a brilhar e trazer por meio da música uma mensagem de paz e esperança para nós nesse tempo difícil. Antes da pandemia, os ensaios com áudios de voz gravados por mim, já eram utilizados como método de apoio ao estudo dos coralistas em casa e agora ganharam o espaço total”, disse a regente do Coral, Suelem Valadão.

A ideia do coral virtual foi uma iniciativa das assistentes sociais da Divisão de Promoção Social (DPS) em conjunto com a maestrina. “Esse novo formato é uma estratégia de manter o coral em atividade e diminuir essa distância que o afastamento impõe. Muitos coralistas são idosos e, portanto, do grupo de risco. A equipe está sempre pensando atividades de integração on-line, como encontros virtuais e movimentação do grupo de mensagens instantâneas”, destacou a titular da DPS, delegada Inês Loss.

A coordenadora do Coral, Maria Teresa Regis Borges, falou sobre os desafios impostos pela pandemia nas atividades do Coral. “Estamos acompanhado o grupo desde o início e propusemos campanhas pensadas para preservação da saúde mental. Entendemos que o canto é capaz de promover bem-estar e, sendo assim, iniciamos, após estabelecer algumas parcerias, a gravação de músicas. O trabalho demanda muita dedicação da regente. É trabalhoso e desafiador, mas os coralistas, a regente e nós da DPS estamos muito felizes com os resultados”, revelou.

De acordo com a assistente social Kellen Maria Tereza Ludovico, no ano passado, o serviço social foi inserido no Coral para identificar as demandas desse grupo e poder acompanhá-lo mais de perto. “A partir disso, durante a pandemia, nós percebemos que houve um distanciamento entre os coralistas. Eles são muito unidos e sentimos a necessidade de manter a motivação do grupo, daí surgiu a ideia do Coral Virtual. Com a dedicação de todos, o resultado tem sido maravilhoso”, afirmou.

Acesse para saber mais: https://we.tl/t-Tz8BLJ5S1X

Texto: Fernanda Pontes