O MARC1 é baseado nos protocolos de combate utilizados pelas maiores forças de segurança do mundo, tendo como objetivo salvar a vida de policiais e pessoas envolvidas em cenários de confronto armado e grande complexidade de atuação das equipes ordinárias de socorrismo civil.
O protocolo consiste em treinar os operadores nesse primeiro atendimento para controlar o sangramento massivo (hemorragia), estabelecer e manter as vias aéreas pérvias, prevenir e atuar em pneumotórax, sobre tudo hipertensivo e hemopneumotórax, selando as feridas abertas em toda extensão do tronco.
Além de viabilizar melhor o processo respiratório e, por fim, prevenir o quadro de hipotermia. Os procedimentos são feitos de forma ordenada para manter a vítima viva e estável, para remoção até uma unidade de atendimento hospitalar.
O curso contou com uma carga horária de 18h/aula e teve o certificado emitido pelo Comitê Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate. Todo participante saiu com plenas condições de analisar e realizar o primeiro atendimento às vítimas e com entendimento de toda a sistemática do teatro de operações.
Após a finalização do curso, os participantes também estão capacitados para realizar ações a serem tomadas para zelar pela segurança de todos os envolvidos e de atender às vítimas, das formas de transporte e planejamento técnicos de evacuação, focando nos posicionamentos mais adequados da vítima nos veículos de serviço.
Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com