Governo do Estado do Espírito Santo
18/03/2024 08h56

Deic conclui investigações de roubo em instituição financeira na Serra

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), concluiu a investigação acerca de um crime de roubo com emprego de arma de fogo, ocorrido em uma instituição financeira no dia 03 de novembro de 2023, no município da Serra.

Uma funcionária, que trabalhava há cinco anos na instituição, teve participação no crime. Outros cinco indivíduos também participaram do roubo. Dos seis envolvidos, três estão presos, um continua foragido e dois ainda não foram qualificados.

“Antigamente tínhamos furtos a agências bancárias, porém o crime de furto não tem a utilização de violência, diferentemente desse crime, que foi um roubo à mão armada. Um crime perigoso e imprevisível, pois expõe a vida de pessoas”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda.

As investigações tiveram início logo após a equipe policial ter acesso às imagens das câmeras de videomonitoramento do estabelecimento, podendo assim averiguar que o roubo havia sido arquitetado e executado com facilidade pelos criminosos. Durante as investigações, foi comprovado que uma funcionária da agência teve participação no crime.

“A funcionária tinha acesso aos horários em que entrava e saía o dinheiro, podendo assim arquitetar o roubo. A investigada chegou a entrar em contato com um ex-namorado e informou que estava precisando de dinheiro e se ele poderia ajudar a organizar o crime”, explicou o chefe do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), delegado Gabriel Monteiro, explica como foi a dinâmica do crime.

“O ex-namorado entrou em contato com a atual namorada dele, que compartilhou o contato de três criminosos do bairro da Penha em Vitória, que poderiam auxiliar no roubo. No dia do crime, dois autores do crime entraram armados na agência, utilizando uma chave do interior da agência. Enquanto isso, o terceiro suspeito esperou do lado de fora”, informou o delegado Gabriel Monteiro.

“Os criminosos já estavam cientes de onde estava o dinheiro e também tinham a chave do local. No dia do crime, a funcionária chegou a ir trabalhar com a dela filha, de seis anos, para não levantar suspeitas”, completou o delegado.

No dia 30 de novembro, durante uma operação policial no bairro da Penha, foi localizado e apreendido cerca de R$ 50 mil. Um dos presos na operação, também estava envolvido com o caso do roubo a agência bancária. “Ele chegou a confirmar em depoimento, que o dinheiro era oriundo do roubo e que havia participado do crime, pois o tráfico de drogas estava sem lucro. Por conta do prejuízo financeiro, a proprietária teve que fechar o estabelecimento”, afirmou o delegado.

A funcionária foi presa no dia 28 de novembro e o ex-namorado dela, que tem uma extensa ficha criminal, foi preso no dia 12 de dezembro. A atual namorada do criminoso continua foragida. Os criminosos responderão pelos crimes de associação criminosa e roubo majorado.

 

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard