A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada Antissequestro (DAS) e com o apoio da Superintendência Interestadual e de Captura (Supic), prendeu um casal suspeito de integrar uma associação criminosa especializada em extorsão mediante sequestro. As prisões ocorreram no município da Serra, porém em datas diferentes. A mulher, de 32 anos, foi presa no dia 18 de junho e o homem, de 23 anos, no dia 17 de julho.
A investigação identificou que os suspeitos estariam envolvidos em diversos casos de extorsão mediante sequestro. Foram identificados dez membros da organização criminosa. Até o momento, nove já foram presos, mas um continua foragido. Ele já foi identificado e teve um mandado de prisão expedido em seu desfavor. Os crimes ocorriam na Região Metropolitana da Grande Vitória, principalmente nos municípios de Vila Velha e Serra.
O titular da Delegacia Especializada Antissequestro, delegado Alysson Pereira Pequeno, informou que o modus operandi dos criminosos envolvia o uso de aplicativos de relacionamento para marcar encontros com as vítimas. “Ao chegar no local combinado, no entanto, as vítimas eram surpreendidas e mantidas em cárcere privado. Durante esse período, eram submetidas à tortura física e psicológica, sob ameaças graves de morte. Os criminosos exigiam que as vítimas fornecessem senhas de acesso a aplicativos bancários e cartões bancários, por meio dos quais realizavam diversas transações financeiras ilícitas”, informou o delegado.
A onda de sequestro teve início no mês de novembro de 2023. Segundo investigações, o grupo criminoso tinha como principal alvo homens na faixa etária dos 40 anos e com poder aquisitivo. “O grupo costumava realizar de três a quatro sequestros por semana. Acreditamos que possa ter uma subnotificação de vítimas. Muitas vezes as vítimas ficam com vergonha do ocorrido e deixam de realizar a denúncia. Além disso, o grupo alugava as residências onde iriam ocorrer os crimes por sites de aluguel na internet, o que dificultava a localização exata dos membros”, ressaltou o delegado Alysson Pereira Pequeno.
As primeiras prisões foram efetuadas no dia 02 de janeiro, no bairro Parque Residencial Laranjeiras, na Serra. Os capturados foram dois homens, de 25 e 26 anos. O terceiro membro do grupo, um homem de 20 anos, foi preso em flagrante no dia 20 de fevereiro, no município de Brejetuba. Ele também é envolvido em um latrocínio ocorrido no dia 18 de fevereiro, em Vila Velha.
Já o quarto membro, um homem de 33 anos, foi preso no dia 05 de março, no bairro Planeta, em Cariacica. As prisões tiveram sequência com duas mulheres, de 48 e 27 anos, e um homem de 27 anos. Os três foram presos no dia 06 de março, no bairro Lagoa de Jacaraípe, na Serra.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com