Governo do Estado do Espírito Santo
02/01/2025 09h30

Delegacia de Crimes Contra Estabelecimentos Comerciais prende coautora de furto a joalheria no bairro Santa Lúcia, em Vitória

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Crimes Contra Estabelecimentos Comerciais (DCCEC), prendeu uma mulher de 44 anos, suspeita de ser coautora de um furto a uma joalheria ocorrido no dia 1º de dezembro do ano passado, no bairro Santa Lúcia, em Vitória. O homem responsável por arrombar e invadir o estabelecimento ainda não foi localizado.

Os detalhes da investigação foram divulgados em coletiva na manhã do dia 12 de dezembro de 2024, na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória. O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, destacou a importância da identificação e prisão da suspeita, ressaltando que o outro autor do crime segue foragido.

“Esses crimes de furtos planejados em estabelecimentos comerciais incomodam muito. Estamos com uma redução de 25% nesse tipo de crime, mas precisamos do apoio da população, que pode denunciar anonimamente pelo Disque-Denúncia 181. O prejuízo nesse caso foi superior a R$ 100 mil. A companheira do autor foi presa, mas ele, com um histórico de 11 crimes semelhantes, precisa ser retirado das ruas”, afirmou o delegado.

O chefe do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), delegado Gabriel Monteiro, enfatizou a importância de ações integradas para combater furtos e roubos, reforçando que, apesar do foco em crimes graves como latrocínios, crimes patrimoniais também são prioridade. “Reforçamos que a segurança é dever do Estado e responsabilidade de todos. Empresários podem, na medida do possível, investir em sistemas de segurança. Além disso, quem adquire produtos furtados ou roubados fomenta a criminalidade e pode responder pelo crime de receptação, com penas que variam de 1 a 8 anos, dependendo da gravidade”, destacou Monteiro.

O titular da Delegacia Especializada de Crimes Contra Estabelecimentos Comerciais (DCCEC), delegado Rui Pinheiro, explicou como a identificação da coautora foi realizada. “Logo após tomarmos conhecimento do crime, na noite de domingo, iniciamos as diligências. Conseguimos imagens de videomonitoramento que mostravam claramente a participação da mulher. Ela foi encontrada em situação de rua, negou envolvimento, mas as evidências confirmam sua participação no furto”, disse. 

O delegado também detalhou a atuação do autor ainda foragido. “Ele tentou arrombar um comércio, mas foi interrompido pelo alarme. Posteriormente, invadiu outro estabelecimento, utilizando uma chave de venda para arrombar portas e acessar a loja. As investigações apontam que a escolha do local foi por oportunidade. Agora, é fundamental identificá-lo e responsabilizá-lo pelo crime. Por isso, divulgamos sua imagem e contamos com a colaboração da população”, pontuou.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard