04/07/2024 10h45 - Atualizado em 04/07/2024 11h35

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa e Vigilância Sanitária interditam lares de idosos na Serra

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa (DEPPI), em conjunto com a Vigilância Sanitária (Visa) e o Conselho Municipal de Direitos e Defesa da Pessoa Idosa da Serra (Comids), da Prefeitura da Serra, realizaram uma ação, na manhã dessa quarta-feira (03), em duas Instituições de Longa Permanência de Idoso (ILPIs), localizadas nos bairros Jacaraípe e Nova Almeida, no município da Serra.

Os dois locais já tinham sido interditados pela Vigilância Sanitária, sendo que um deles mudou de endereço para burlar a fiscalização. Por meio de denúncias anônimas, foi possível chegar ao novo endereço da instituição. No momento da abordagem, os idosos foram localizados em situações insalubres, sem alimentação e cuidadores, evidenciando a situação de maus tratos.

“Nós chamamos esse tipo de instituição de itinerante, pois são locais que costumam mudar de endereço com frequência, com o objetivo de burlar e fugir da vigilância e da polícia. Quando uma instituição é interditada, os idosos são encaminhados para familiares ou para um novo Lar de Idosos, por isso, ao abrir um novo local, novas vítimas surgirão”, explicou a titular da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, delegada Milena Gireli.

Segundo ela, a pessoa idosa tem dificuldade de relatar os crimes. “A violência contra o idoso pode vir de familiares, pessoas que eles amam, dificultando o relato. Já no caso das instituições, as vítimas ficam com medo de denunciar, pois muitas vezes não têm outro lugar para morar”, disse a delegada.

“É de responsabilidade de um familiar verificar se o cuidador de idoso apresenta bons antecedentes, pois você está escolhendo uma pessoa para cuidar de um parente que você ama. E no caso de uma instituição, é necessário averiguar com antecedência se o local conta com condições adequadas para manter os cuidados à pessoa idosa”, informou Milena Gireli.

“Caso você, familiar, não tenha condições de manter uma instituição, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Esses serviços públicos vão te auxiliar a encontrar um lar de idosos com estrutura adequada”, orientou a delegada.

Após a interdição, foram colhidos os depoimentos das vítimas, de testemunhas, familiares e dos proprietários das instituições. Também será realizada uma nova verificação nos locais para averiguar a falta de estrutura das instituições, além de analisar a negligência por parte dos familiares.

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto