Governo do Estado do Espírito Santo
19/11/2025 14h06

Delegacia de Vila Valério prende suspeito de homicídio qualificado ocorrido em agosto deste ano

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Vila Valério, prendeu, na manhã desta quarta-feira (19), um homem de 20 anos em cumprimento a mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio de Kaiky Pinto Booni, de 20 anos, que ocorreu na noite do dia 22 de agosto, em uma residência, no bairro Boa Vista, em Vila Valério. A prisão ocorreu no bairro Nossa Senhora da Penha, em Vila Valério

De acordo com o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Vila Valério, delegado Erick Lopes Esteves, na ocasião, a vítima foi atingida por disparo de arma de fogo, que provocou traumatismo cerebral difuso, causa da morte constatada pela perícia da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES). 

"Momentos antes do crime, Kaiky havia sido chamado pelo suspeito para uma conversa, que trataria de um boato de que ele estaria tramando a morte do primo do autor, motivado pela disputa de um ponto de droga. A informação teria circulado dentro do sistema prisional, enquanto o suspeito cumpria pena por outro delito. A vítima também estava devendo R$ 3 mil ao referido primo. Durante a conversa, Kaiky foi baleado", explicou o delegado. 

O inquérito policial concluiu que o disparo foi efetuado pelo suspeito, que confessou o crime em interrogatório, porém alegou legítima defesa. "Ele afirmou que Kaiky apresentou comportamento estranho, puxou um revólver e iniciou uma luta corporal, momento em que o autor teria conseguido desarmá-lo e efetuar o disparo. Essa versão foi descartada e conclui que o crime foi premeditado e motivado por vingança. O primo do suspeito havia sido vítima de uma tentativa de homicídio quatro dias antes, no dia 18 de agosto, e Kaiky era suspeito de envolvimento no atentado", disse o titular da Delegacia de Vila Valério, delegado Erick Esteves.

Após o disparo, um adolescente de 14 anos, primo do autor, entrou no local, viu a vítima caída e recolheu a arma, um revólver calibre .38, fugindo em seguida em uma motocicleta. A arma foi posteriormente localizada e apreendida.

Segundo o delegado, o suspeito já se encontrava em prisão domiciliar, utilizando tornozeleira eletrônica pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, e havia rompido o equipamento. Diante das provas colhidas, ele foi indiciado por homicídio qualificado, e a Polícia Civil representou pela sua prisão preventiva, deferida pelo Judiciário.

O suspeito foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte, onde permanecerá à disposição da Justiça. "Reforçamos nosso compromisso com a população e com as diretrizes do programa Estado Presente em Defesa pela Vida, assegurando que crimes contra a vida sejam investigados com rigor até a identificação e prisão de seus autores", afirmou o delegado Erick Esteves.


Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com             

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard