Governo do Estado do Espírito Santo
20/08/2024 14h23 - Atualizado em 20/08/2024 15h50

Denarc desarticula laboratório de cocaína em Guarapari e prende sete traficantes

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), prendeu sete suspeitos, com idades entre 19 e 39 anos, e desmantelou um grande laboratório de cocaína em Guarapari, na última quarta-feira (14). Após 15 dias de investigação, a operação identificou que traficantes de Cariacica estavam utilizando uma casa no bairro Recanto da Sereia para o preparo e embalagem da droga. No local, foram apreendidos 143 quilos de cocaína, armas e materiais ilícitos.

O resultado da investigação foi apresentado em coletiva de imprensa, que ocorreu na manhã da última sexta-feira (16), na Chefatura de Polícia Civil, localizada em Vitória.

O delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda, ressaltou que o Departamento Especializado em Narcóticos, Denarc, trabalha em investigações não só da oferta da droga, mas também da demanda. “Foi um golpe forte no tráfico, com a Denarc agindo de forma espetacular. Dois milhões de reais em drogas apreendidas. Estamos combatendo não só a oferta, mas também a demanda", disse.

O chefe do Denarc, delegado Tarcísio Otoni, ressaltou que a operação faz parte dos esforços contínuos do departamento para reduzir o tráfico de drogas na Região Metropolitana da Grande Vitória e prender os traficantes que lucram com o comércio de entorpecentes. "Nesta operação, sete pessoas foram presas em flagrante, incluindo dois foragidos do sistema prisional. Além disso, foram apreendidos 70 mil pinos de cocaína, que estavam prontos para serem distribuídos em festas e grandes eventos na região, além de uma arma de fogo", afirmou.

“Os criminosos, originários de Cariacica, alugaram uma residência em Guarapari por sete dias, com o único objetivo de preparar e embalar pinos de cocaína para a distribuição. Mais de 70 mil pinos estavam prontos, configurando a maior apreensão desse tipo de entorpecente no Estado para a distribuição a varejo. Isso evidencia a eficácia da estratégia do departamento, que, por meio de seus recursos de inteligência, consegue realizar grandes apreensões e prisões significativas”, destacou Otoni.

De acordo com o delegado, os detidos fazem parte de um grupo criminoso que domina pelo menos dez bairros em Cariacica. "Eles são aliados a uma facção da Grande Vitória, o Primeiro Comando de Vitória (PCV), e de dentro do presídio, a liderança gerencia a venda de entorpecentes nas ruas", pontuou.

Segundo Otoni, o grupo realizava a distribuição nas ‘bocas de fumo’ dos bairros Maracanã, Vista Mar, Bela Aurora, Boa Sorte, Bandeirantes, Vale Esperança, São Geraldo, São Conrado, São Cristóvão, Itapemirim, Rosa da Penha, Morada de Santa Fé, Campo Grande, Parque Gramado, Jardim Campo Grande, Campina Verde, Santo André, Santa Bárbara e São Francisco – todos em Cariacica – até a divisa com o município de Viana.

Para destacar a eficácia da operação e a estratégia policial, o delegado Tarcísio Otoni ressaltou: "O trabalho já vinha sendo realizado com vigilância terrestre e aérea, e a residência estava monitorada há cerca de quatro dias. Durante a operação, os criminosos tentaram fugir pulando o muro e invadindo casas vizinhas, mas os policiais já estavam posicionados estrategicamente e conseguiram capturá-los”.

Durante a operação, um dos suspeitos, armado, desistiu de reagir ao perceber a presença policial, abandonando a arma, que foi apreendida. “Entre os criminosos, um havia fugido do presídio de Xuri em abril, se feriu ao tentar escapar pulando um muro. Esse indivíduo, já procurado, foi capturado. Dos sete detidos, dois eram foragidos do sistema prisional”, relatou Otoni.

Todos os sete conduzidos foram autuados em flagrante delito por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, sendo posteriormente encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV), onde permanecem à disposição da Justiça. Na audiência, foi decretada a prisão preventiva de todos.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard