A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Viana, concluiu o inquérito que apurou a morte de Jones Conceição dos Santos, de 33 anos. O crime ocorreu no dia 8 de agosto, dentro de um frigorífico, no bairro Morada de Vila Bethânia, em Viana.
Um homem de 26 anos, apontado como autor do homicídio, foi preso na tarde do mesmo dia, nas proximidades de uma boate em Vila Velha, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). Os detalhes foram apresentados em coletiva de imprensa nessa terça-feira (19), na Chefatura da Polícia Civil.
A delegada Suzana Garcia, chefe da DHPP de Viana e responsável pelo caso, destacou o empenho da equipe.
“Eu agradeço o apoio do delegado-geral, pois sem estrutura não seria possível a realização do trabalho. Foi uma atuação conjunta, não fizemos nada sozinhos. O delegado coordena, mas há toda uma equipe empenhada para que o resultado fosse alcançado, e assim conseguimos nos últimos casos de homicídios que aconteceram em Viana”, ressaltou a delegada.
Na noite do crime, a vítima e o suspeito, ambos funcionários da empresa há cerca de quatro meses, estavam em alojamentos diferentes. O gerente que estava com os dois se retirou por volta das 19h, enquanto a vítima permaneceu descansando. O suspeito pediu autorização ao gerente para dormir em um caminhão, alegando que era tarde para voltar para casa, e obteve a permissão.
“Mais tarde, por volta das 22h30, o suspeito comprou cerveja e cocaína, que consumiu junto com a vítima. Após o consumo, a vítima o chamou para comprar mais bebidas, em tom descontraído, o que teria irritado o suspeito. Armado com uma faca, ele desferiu cerca de oito golpes contra a vítima, atingindo pescoço, costas e braço”, explicou a delegada Suzana Garcia.
O gerente ouviu os gritos de socorro, entrou no alojamento e encontrou a vítima ensanguentada. O autor fugiu utilizando um caminhão da empresa, arrombando o portão.
De acordo com a delegada, após a fuga, foi iniciada uma operação com o objetivo de localizar o suspeito. Imagens do cerco eletrônico mostraram o caminhão circulando em Vila Velha. O veículo foi localizado em uma rua lateral próximo a uma boate, no bairro Itapuã. O suspeito, que também trabalhava como freelancer como segurança e garçom no local, foi surpreendido quando abria à porta do estabelecimento.
Ele tentou se identificar com outro nome, mas acabou preso em flagrante. Durante o interrogatório, confessou onde havia escondido as chaves do caminhão.
“Não havia registros anteriores de desentendimentos entre autor e vítima. Familiares confirmaram que Jones era usuário de drogas, mas sem histórico de comportamento agressivo. O suspeito foi indiciado por homicídio qualificado por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima”, completou a delegada.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com