 
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, concluiu o inquérito policial e prendeu três réus envolvidos no homicídio qualificado e na ocultação de cadáver do corretor Robson Carmo da Conceição, de 38 anos. O crime ocorreu no último dia 5 de setembro, em uma residência no bairro Vila Nova de Colares, na Serra. O corpo foi localizado posteriormente em uma lagoa às margens da rodovia ES-010, em Manguinhos.
Em coletiva realizada nesta quinta-feira (23), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória, o adjunto da DHPP da Serra, delegado Paulo Ricardo Gomes, detalhou a dinâmica do crime: “A motivação está ligada a um conflito por uma transação imobiliária. A vítima, Robson, vendeu um terreno para o principal autor, de 36 anos, que já havia sido destinado a outra pessoa. Ele começou a construir sua residência, mas enfrentou desavenças com pessoas que se apresentaram como proprietárias do terreno. A situação se agravou quando o autor foi surpreendido por uma decisão judicial e precisou desocupar o local.”
O delegado relatou que o autor envolveu outros dois adultos, de 20 e 37 anos, e um adolescente de 16 anos no planejamento do homicídio. “Um dia antes do crime, ele começou a planejar a ação. Envolveu o menor, que é ex-enteado, e também uma mulher, ex-companheira, para atrair a vítima até a residência. A vítima foi levada até o local por meio de uma simulação de venda de imóvel e, ao chegar, foi subjugada. Houve luta corporal, ele foi agredido e asfixiado”, contou.
Após o homicídio, o corpo foi inicialmente arremessado em um lote vago e, posteriormente, removido para uma lagoa em Manguinhos, com auxílio do adolescente na ocultação. Segundo o delegado, a atuação da Polícia Militar foi fundamental nas diligências.
“A família percebeu que algo estava errado e chamou a polícia. Quando a PM chegou, não encontrou vestígios, pois o corpo já havia sido movido e a residência limpa. Entretanto, a atenção dos militares aos detalhes permitiu identificar vestígios de sangue em roupas e panos, que foram lavados na máquina de lavar. Com essas evidências, os autores acabaram confessando a participação e indicaram o local do corpo, que foi encontrado com ajuda do Corpo de Bombeiros”, explicou Gomes.
A prisão do principal autor ocorreu na madrugada do dia 6 de setembro e os demais envolvidos foram detidos ao longo da investigação. “O autor planejava o crime há dias e utilizou simulacros de arma para intimidar a vítima. A participação de cada envolvido foi detalhada, e a investigação permitiu esclarecer a dinâmica completa do homicídio e da ocultação do cadáver”, explicou o delegado.
Os três adultos responderão por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Já o adolescente responderá por ato infracional análogo a homicídio qualificado e participação na ocultação de cadáver, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O inquérito policial foi concluído e encaminhado às instâncias competentes para as medidas judiciais cabíveis.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com