Governo do Estado do Espírito Santo
21/06/2023 15h24

DHPP da Serra conclui investigação e prende acusados de homicídio em Jardim Tropical

A Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra prendeu dois homens, um de 19 e outro 25 anos, acusados do homicídio de Álefin de Almeida Miranda, de 27 anos. O crime ocorreu no dia 13 de dezembro do ano passado, na BR-101, na altura do bairro Jardim Tropical, no município da Serra. No momento do crime, a vítima estava dentro do carro com o pai, o filho de 4 anos e a enteada de 11 anos.

O chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori, informou que, no dia do crime, a vítima havia saído de casa com o pai, o filho de 4 anos e a enteada de 11 anos para poder ir a uma agência bancária localizada no bairro Limoeiro, na Serra. “No dia do fato, o trânsito estava intenso e o pai da vítima decidiu fazer um desvio pelo bairro Jardim Tropical. Nesse momento, os acusados, que estavam dirigindo um carro do modelo Ford Fiesta, avistaram a vítima no banco do carona e a seguiram até conseguir fechar o veículo”, disse.

Segundo o delegado Rodrigo Sandi Mori, durante a ação, três indivíduos desceram do carro armados, um ficou de contenção e o outro se aproximou do veículo, do lado onde estava a vítima, e disparou tiros a queima roupa. Após realizar os disparos, os acusados foram embora. O pai da vítima chegou a buscar ajuda, porém o rapaz não resistiu e veio a óbito.

“Na época, a vítima estava trabalhando dentro da legalidade, porém já havia se envolvido com o crime, com passagem pela polícia pelo crime de roubo e tinha amizade com traficantes da região da Vala, no bairro Central Carapina, na Serra. O fato é que ocorre uma disputa por tráfico de drogas entre a região da Vala e a da Favelinha. Pela vítima residir na Vala e pelo passado envolvendo crimes, ele foi reconhecido e morto pelos traficantes da região da Favelinha”, relatou Sandi Mori.

Durante as investigações, foi possível localizar os quatro indivíduos envolvidos no crime. No dia 14 de dezembro do ano passado, um dos acusados foi morto em confronto com a DHPP da Serra, no bairro Central Carapina, e nessa ocasião uma arma de fogo também foi apreendida. No dia 21 de março deste ano, em uma ação policial, também no bairro Central Carapina, foi preso o responsável pelos disparos. Já no dia 27 de março, foi preso o responsável pela cobertura na hora do crime. O acusado que estava dirigindo o carro ainda segue foragido.

“No dia 15 de dezembro do ano passado, os traficantes da Favelinha foram na região da Vala e picharam no muro da residência do pai da vítima as siglas do Primeiro Comando de Vitória, do Bonde do Trem Bala e do PF (ponto final do tráfico da região da Favelinha), como forma de demonstrar poder e ameaça e para que não houvesse depoimento no inquérito policial”, contou o delegado.

O responsável pelos disparos que levaram a vítima à morte já tinha passagem pela polícia, com crimes como porte ilegal de arma de fogo e por um homicídio que ocorreu em 09 de janeiro de 2017. Nesse caso, o crime foi contra o irmão da atual vítima.

Ainda segundo o delegado Rodrigo Sandi Mori, o irmão da vítima trabalhava em uma loja de material de construção e foi realizar uma entrega na região da Favelinha e acabou sendo morto por tiros de arma de fogo e uso de arma branca. O mesmo não tinha envolvimento com o crime. Foi morto apenas por estar em uma região inimiga.

Os quatro envolvidos já são réus em ação penal e se encontram presos à disposição da Justiça.

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Marcelo Rosa
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard