Governo do Estado do Espírito Santo
05/08/2025 16h18

DHPP da Serra prende casal suspeito de envolvimento em homicídio em Balneário de Carapebus

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, prendeu, na última sexta-feira (1º), um homem de 24 anos e apreendeu uma adolescente de 17 anos, suspeitos de envolvimento na morte de Caio da Silva Lucas, de 26 anos. O crime ocorreu na noite anterior, quinta-feira (31), no bairro Balneário de Carapebus, na Serra, onde as prisões também foram realizadas.

Os detalhes da investigação foram divulgados durante coletiva de imprensa realizada nessa segunda-feira (04), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.

O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, destacou a agilidade da equipe na elucidação do caso. “O homicídio ocorreu na quinta-feira (31) e já na sexta-feira (1º) foi solucionado pela equipe da DHPP da Serra, com autuação em flagrante. Foi uma ação muito rápida. O que me surpreendeu foi o envolvimento de uma adolescente nesse crime”, destacou Arruda.

O superintendente de Polícia Especializada (SPE), delegado Agis Macedo, também elogiou o trabalho da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa e ressaltou os resultados obtidos.

“Parabenizo a atuação da DHPP pela resposta rápida em um caso de crime fútil que tirou a vida de uma pessoa. O trabalho da unidade na Serra tem refletido em uma redução de 23% nos homicídios desde janeiro. Isso é fruto das investigações e prisões qualificadas, dentro do eixo do programa Estado Presente em Defesa da Vida”, disse o delegado Agis Macedo.

Já o chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori, destacou o índice de elucidação de homicídios no município.

“Em julho, registramos 14 homicídios na Serra. Desses, 90% já foram elucidados, inclusive com prisões em flagrante. A atuação do plantão, que iniciou as investigações desde o momento do crime, tem dado bons frutos, como neste caso, resolvido em menos de 24 horas”, ressaltou o delegado Rodrigo Sandi Mori.

O adjunto da DHPP da Serra, delegado Paulo Ricardo Gomes, detalhou as diligências. “O crime ocorreu às 21h30 da quinta-feira (31). A vítima foi encontrada caída na esquina de uma rua no bairro Carapebus, próxima a sua motocicleta. Nossa equipe fez os primeiros levantamentos ainda na madrugada, ouvindo moradores e familiares. As informações foram cruciais para o sucesso da investigação”, disse o delegado Paulo Ricardo Gomes.

Segundo o delegado, a vítima tinha envolvimento anterior com o tráfico de drogas no bairro São Geraldo, na Serra, o que inicialmente foi apontado como possível motivação. Durante a manhã da sexta-feira (1º), a equipe deu continuidade às diligências, colhendo imagens de videomonitoramento e novas informações com moradores.

“Os populares estavam temerosos em colaborar, o que nos causou estranheza. Sugerimos denúncias anônimas e, com isso, obtivemos detalhes sobre a rota de fuga e características dos suspeitos. A esposa da vítima conseguiu imagens de vídeo que mostravam o autor, conhecido no bairro e que já havia morado no mesmo lote da vítima. Eles chegaram a dividir aluguel e frequentavam confraternizações em comum”, explicou Gomes.

Com essas informações, os policiais foram ao endereço indicado e localizaram os suspeitos. O homem de 24 anos confessou o crime, alegando ciúmes como motivação. Ele acreditava que a companheira, uma adolescente de 17 anos, mantinha um relacionamento extraconjugal com a vítima.

“O autor afirmou que a vítima disse que assumiria o relacionamento com a adolescente e criaria a filha dela, de 9 meses, fruto do relacionamento com o autor. Movido por ciúmes, ele adquiriu uma arma de fogo e combinou um encontro com a vítima, onde efetuou quatro disparos fatais”, relatou o delegado.

A adolescente apresentou uma versão diferente. Segundo ela, o encontro foi marcado para o consumo de entorpecentes e bebidas alcoólicas, e a discussão teria começado por causa da divisão das drogas. Ela relatou que a arma caiu no chão durante uma briga entre os dois homens.

Após o crime, o casal chegou a manter contato com a esposa da vítima, lamentando o ocorrido. Ao descobrir, por meio de um vídeo, que eles eram os autores, a mulher colaborou com a Polícia Civil, ajudando na captura dos suspeitos.

O homem de 24 anos foi autuado por homicídio qualificado, corrupção de menores e porte ilegal de arma de fogo, já que, segundo depoimento da adolescente, ele costumava andar armado. A adolescente responderá por ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard