A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, prendeu dois homens, de 20 e 21 anos, e apreendeu dois adolescentes, ambos de 17 anos, suspeitos de envolvimento no homicídio de João Lucas Souza da Silva, de 21 anos, e tentativa de homicídio contra uma mulher de 36 anos, que ocorreu no último domingo (06), no bairro São Diogo, na Serra. Todas as prisões ocorreram no bairro São Diogo, em menos de 72 horas após o crime.
Os detalhes da investigação foram divulgados em coletiva na manhã dessa quinta-feira (10), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.
O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, expressou a profunda indignação em relação ao recente homicídio no bairro São Diogo. Ele disse que em 32 anos de carreira, situações como essa conseguem tocar profundamente.
“É muito triste ver um jovem que tinha a vida toda pela frente ser morto em tais circunstâncias, na frente da mãe. Fico imaginando o desespero dessa mãe. Contudo, a polícia tem o dever de intervir, e agiu rapidamente, conseguindo prender todos os envolvidos. Espero que eles reflitam sobre o que fizeram e que paguem por esse crime. Que o sangue que derramaram fique marcado para que nunca mais cometam atos tão cruéis", afirmou Arruda.
O chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori, explicou que o detido de 21 anos atuava como gerente do tráfico de drogas na região da Favelinha do bairro São Diogo II e acreditava que a vítima estaria vendendo drogas por conta própria, atrapalhando o tráfico de drogas local. “Por esse motivo, ele ordenou a execução da vítima, que, no entanto, não tinha qualquer envolvimento com o crime, nunca havia sido presa e apenas visitava a mãe e os irmãos aos fins de semana”, informou.
No dia do crime, o homem de 21 anos mandou um dos adolescentes chamar a vítima para a residência dele, com o objetivo de matá-la em outro local. Quando a vítima se recusou a sair, ele enviou o outro suspeito adulto de 20 anos e outro adolescente para executar o crime. “Ao chegarem, encontraram a vítima, sua mãe e uma bebê de 1 ano e 10 meses. Sem aviso, o adolescente começou a disparar, atingindo fatalmente a vítima e ferindo a mãe. Graças a Deus, ela sobreviveu”, ressaltou o delegado Rodrigo Sandi Mori.
Após a ação criminosa, a DHPP atuou rapidamente. O suspeito de 20 anos foi preso no dia seguinte, enquanto o suspeito de 21 anos e outro adolescente foram capturados em uma residência, nessa segunda-feira (07). Com os dois, foram apreendidas drogas, além de material para embalo, dois rádios comunicadores, anotações para o tráfico e R$ 1.373,00 provenientes da venda de drogas.
“Além do homicídio, eles foram autuados em flagrante por tráfico e associação ao tráfico. No dia seguinte (terça-feira), o quarto suspeito, o segundo adolescente, foi encontrado e confessou a participação dele, resultando em sua internação”, relatou Sandi Mori.
O delegado destacou ainda que, em 72 horas, todos os quatro suspeitos foram identificados e detidos. “O suspeito de 21 anos, reincidente no tráfico de drogas, tem condenações anteriores e agora foi autuado por homicídio, tráfico, associação ao tráfico e corrupção de menores. Os adolescentes confessaram suas participações, enquanto os dois maiores negaram, mas foram contraditórios em seus depoimentos, confirmando a sólida evidência contra todos os envolvidos”, contou.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com