A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, concluiu o inquérito policial que apurou o homicídio qualificado de Jhonatan Carlos dos Santos Silva, de 25 anos, ocorrido no dia 18 de dezembro de 2023, no bairro Ataíde, em Vila Velha. Um dos suspeitos, de 43 anos, foi preso, enquanto o segundo, de 25 anos, continua foragido.
A vítima foi atingida por diversos disparos de arma de fogo calibre 9mm, em frente a uma distribuidora da região, e morreu no local.
De acordo com as investigações, a motivação do crime foi o fato de a vítima ter supostamente enviado uma foto íntima para a filha do suspeito de 43 anos. Revoltado, o homem saiu de casa em seu próprio veículo e foi até o bairro Terra Vermelha, onde se encontrou com o outro envolvido. Em seguida, ambos se deslocaram até o bairro Ataíde, chamaram a vítima até a rua e passaram a agredi-la com chutes e socos. Nesse momento, o comparsa efetuou vários disparos de arma de fogo contra Jhonatan, que não teve chance de defesa. Após o crime, os autores fugiram do local.
Durante as diligências, imagens de câmeras de videomonitoramento, depoimentos de testemunhas oculares e informações repassadas pelo Disque-Denúncia 181 contribuíram para a identificação e qualificação dos envolvidos.
Um dos autores, de 43 anos, foi preso em cumprimento a mandado de prisão no dia 16 de maio deste ano, em Vila Velha. Ele tentou fugir se passando por trabalhador de uma obra, mas foi reconhecido e detido. O suspeito também responde por crime de tráfico de drogas no estado do Rio de Janeiro. O segundo autor, de 25 anos, permanece foragido, e as diligências continuam para localizá-lo.
O chefe da DHPP de Vila Velha, delegado Daniel Fortes, ressaltou que a elucidação deste caso demonstra o empenho e a eficiência das equipes. O inquérito policial foi finalizado com a indicação dos executores e da motivação. Os autores foram denunciados e atualmente são réus na competente ação penal.
“A Polícia Civil solicita a colaboração da população para identificar o segundo suspeito que participou do crime e executou a vítima. Informações sobre sua identidade e paradeiro podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181”, reforçou o delegado.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com