A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, concluiu a investigação do homicídio que vitimou Carlos Gabriel Luciano da Silva de 20 anos, com aproximadamente 20 tiros no bairro Vale Encantado, em setembro de 2023. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa nessa quinta-feira (27) na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.
De acordo com as investigações, a possível motivação do crime seria uma disputa entre organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas. A vítima estaria “dedurando” pontos onde as drogas estavam escondidas. As investigações também apontaram que o autor executou a ordem de um mandante e durante o crime estava sozinho, rendeu a vítima e levou o corpo para o matagal.
Segundo o adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, delegado Cleudes Junior, após o cometimento do crime, surgiu uma denúncia apontando quem seria o autor do homicídio.
“Imediatamente as equipes de investigação foram a campo e conseguiram localizar o suposto autor, porém, quando abordado, não havia com ele nenhuma arma ou nenhum outro elemento que permitisse fazer a lavratura do flagrante. Então, o indivíduo foi liberado, mas posteriormente foi intimado para comparecer na DHPP para o interrogatório”, explicou o delegado.
Quando o suspeito compareceu na unidade policial, apresentou um atestado odontológico que continha a data do crime e um horário alegando que no dia ele estava presente em uma clínica odontológica. Além disso, ele confirmou que no dia não estava no bairro do fato.
“Temos uma equipe bem qualificada que iniciou as investigações e comprovou, por meio de câmeras de monitoramento, que o indivíduo não compareceu na clínica naquele horário, ele chegou após o cometimento do homicídio”, destacou o delegado Cleudes Junior.
O delegado relatou também que funcionários da clínica foram intimados para serem ouvidos e revelaram que quando o suspeito foi pegar o atestado, relatou que iria perder o emprego se não informassem no documento o horário que pediu.
“Com base nessas informações, foi possível concluir o inquérito e representar pela prisão preventiva dele. Ele já é apontado como autor de uma série de homicídios na região do bairro Vale Encantado desde 2015”, relatou o delegado Cleudes Junior.
Além dos homicídios, o indivíduo já responde por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e diversos outros crimes. O delegado informou que o suspeito foi denunciado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES). A denúncia foi recebida pela Justiça e o investigado é réu em ação penal.
“Além disso, ele já estava cumprindo uma pena no regime semiaberto por tráfico de drogas e por descumprimento das normas internas, teve uma regressão no regime, voltando para o regime fechado. Quando foi expedido o mandado de prisão preventiva pelo homicídio, a equipe deu cumprimento dentro do sistema prisional”, pontuou o delegado.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com