Governo do Estado do Espírito Santo
01/07/2025 07h20

DHPP de Vitória conclui investigação de homicídio e prende mandantes e executor durante operação conjunta

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, concluiu as investigações sobre o homicídio de Genilson de Souza Santos do Nascimento, de 43 anos, ocorrido no dia 16 de fevereiro, no bairro Santo André, em Vitória.

Em ação conjunta com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e a Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), três pessoas foram presas, sendo dois mandantes e um executor do crime.

As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (26), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.

O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, destacou a eficácia da ação. “Uma operação extremamente exitosa e importante, com sete traficantes presos e a interrupção de uma possível sequência de possíveis homicídios. A DHPP agiu com rapidez e conseguiu prender todos os suspeitos, o que ajudou a diminuir os índices de homicídio naquela região", disse o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda.

O diretor de Operações da Polícia Penal (PPES), Jairo Luiz Gonzaga Júnior, também ressaltou o trabalho integrado. “A Polícia Penal participou ativamente da ação, com oito policiais divididos conforme os alvos. Atuamos do início ao fim, incluindo o encaminhamento dos presos para o Centro de Triagem”, ressaltou o diretor.

“De acordo com a investigação, Genilson foi assassinado como retaliação após seu irmão, envolvido com o tráfico sob o comando de criminosos de 19 e 21 anos, ter acusado outro homem, de 44 anos, de sumir com uma carga de drogas. Esse homem, então, assassinou um indivíduo, de 22 anos, gerente do tráfico no ponto em questão. Em resposta, o chefe do tráfico da região – um homem de 34 anos – exigiu que a família de Genilson entregasse o paradeiro do autor do crime. Como não o localizaram, Genilson foi morto em uma residência, na Rua 23 de Maio, no bairro Santo André”, explicou o adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, delegado George Zan.

As investigações levaram à prisão do homem de 44 anos no dia 18 de fevereiro, além do executor e do mandante. Durante a operação, também foi preso o irmão do executor, com quem foram apreendidos entorpecentes. Segundo a investigação, todos os envolvidos têm ligação com o tráfico da região.

“A rapidez nas prisões foi essencial para evitar uma guerra entre traficantes e familiares da vítima. Conseguimos cessar os revides com a prisão imediata dos envolvidos”, pontuou o delegado George Zan.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard