Governo do Estado do Espírito Santo
09/09/2025 13h39 - Atualizado em 09/09/2025 13h53

DHPP de Vitória conclui investigações de homicídio no bairro Santo André

Foto: Adriana Nascimento Amaral / Sicoi PCES
chefe do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), delegado Ricardo Almeida; delegado-geral, José Darcy Arruda; chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, delegado Ramiro Diniz e o adjunto da DHPP de Vitória, delegado George Zan.

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, concluiu as investigações do homicídio de Julio Cesar Carlos da Rocha, de 28 anos, ocorrido em 18 de janeiro deste ano, no bairro Santo André, em Vitória. Durante o curso das investigações, o suspeito de ser autor do crime foi preso, no dia 08 de julho, no bairro Redenção, em Vitória.

As informações foram repassadas em coletiva nesta terça-feira (09), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória. “O crime foge ao habitual. A motivação identificada foi a agiotagem, e as investigações seguem para identificar outros envolvidos, incluindo possíveis mandantes e vítimas de extorsão”, destacou o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda.

O chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, delegado Ramiro Diniz, destacou que durante a ação criminosa, uma mulher — mãe de uma criança de seis anos que também estava no local — entrou na frente dos disparos e foi baleada, mas conseguiu evitar que o filho fosse atingido.  “Quero evidenciar a atitude heroica dessa mãe, que mesmo ferida conseguiu salvar a vida da criança”, ressaltou o delegado.

O adjunto da DHPP de Vitória, delegado George Zan, acrescentou que o suspeito chegou ao local acompanhado de um comparsa não identificado, que o aguardava em uma motocicleta. “Uma das características que ajudou na individualização do atirador foi o fato de ele mancar da perna esquerda, detalhe confirmado por imagens de câmeras de segurança e pela própria abordagem policial”, disse.

Três dias após o crime, o suspeito chegou a ser preso em flagrante pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), no bairro Redenção, portando a mesma pistola calibre 9mm com seletor de rajada utilizada na execução. “O exame balístico da Polícia Científica (PCIES), confirmou a correspondência entre a arma e os estojos encontrados na cena do crime. Na ocasião, contudo, ele foi liberado em audiência de custódia. Posteriormente, a DHPP representou pela prisão preventiva, que foi cumprida em julho”, explicou o delegado.

Durante buscas realizadas no dia 08 de julho, no bairro Redenção, em Vitória, também foi apreendida uma máquina de contar dinheiro, reforçando a ligação do investigado com a prática de agiotagem.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard