A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, concluiu o inquérito policial que apurou a tentativa de homicídio sofrida pelos policiais militares Saimen Oliveira Rodrigues e Marcos Vinicius Trindade Santana, no dia 1º de maio de 2024, no bairro Cidade Pomar, na Serra. Ao final das investigações, cinco homens foram indiciados pelo crime. Dois deles estão presos e três permanecem foragidos.
Mais detalhes foram apresentados em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (25), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.
O chefe da DHPP da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori, lamentou o ocorrido e destacou a gravidade do ataque.
“Foi um atentado contra a segurança pública do Estado. Policiais militares em pleno exercício de suas funções foram confrontados e um deles foi atingido de forma covarde na região da cabeça. O fato resultou em uma investigação eficaz e na identificação imediata dos indivíduos, para que crimes como esse não voltem a ocorrer no município da Serra”, disse o delegado Rodrigo Sandi Mori.
O comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), tenente-coronel Maurício, ressaltou o trabalho conjunto das forças de segurança.
“Finalmente estamos começando a levar justiça para os soldados que foram vitimados e para suas famílias. Agradecemos a atuação da Polícia Civil nesse caso, sendo possível identificar e indiciar os cinco criminosos que agiram de forma tão covarde contra os nossos policiais”, destacou o tenente-coronel Maurício.
No dia dos fatos, os policiais estavam em patrulhamento ostensivo quando avistaram um veículo em atitude suspeita. Ao notar a aproximação da viatura, o motorista realizou uma manobra brusca em alta velocidade, levantando fundada suspeita. Os militares emitiram ordens de parada, que foram ignoradas.
Durante a fuga, os ocupantes do veículo efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais. Após colidirem com um muro, os suspeitos desembarcaram ainda atirando. Dois deles foram rendidos e ficaram sob custódia do soldado Santana.
O soldado Saimen, seguindo o procedimento operacional padrão, aproximou-se do carro para verificar se havia mais alguém dentro do veículo. Nesse momento, foi atingido por um disparo na cabeça. Mesmo ferido, manteve contato visual com os suspeitos e conseguiu se deslocar para proteger a si e ao colega.
O adjunto da DHPP da Serra, delegado Pedro Henrique, explicou a complexidade do caso. “Trata-se de uma investigação extremamente complexa por tudo o que aconteceu, principalmente pela recuperação impressionante do soldado Saimen, que ficou em coma por 15 dias. Era essencial aguardarmos sua total recuperação para que pudesse prestar depoimento. O testemunho do militar foi determinante para a identificação formal dos envolvidos”, explicou o delegado Pedro Henrique.
O suspeito de 27 anos foi preso ainda no dia do crime, após entrar em confronto com policiais e ser atingido por um disparo. A prisão em flagrante foi formalizada no hospital.
Outro investigado de 30 anos foi preso em setembro de 2024, também após ser ferido durante tentativa de fuga. Entre os foragidos, a polícia confirmou que um deles exerce liderança no tráfico no bairro Cidade Pomar, na Serra, e tem como principal aliado um homem de 30 anos, que também está foragido.
O motorista e proprietário do veículo usado no crime, de 39 anos, apresentou-se na delegacia no dia seguinte ao ataque, mas fugiu após ter sua prisão decretada. O irmão dele, que estava no banco do carona, também está foragido.
Após o crime, o homem de 39 anos orientou a esposa a registrar uma falsa ocorrência alegando que o carro havia sido roubado dois dias antes em Jacaraípe, tentativa que foi descoberta durante as investigações.
Os cinco suspeitos vão responder por dupla tentativa de homicídio qualificada por ter sido cometida contra agente de segurança pública no exercício da função e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com