15/04/2020 16h13 - Atualizado em 15/04/2020 16h48

DHPP Serra prende cinco suspeitos de assassinar jovem após tortura em via pública

Uma operação realizada nessa segunda-feira (13), por meio da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, desarticulou uma associação criminosa do tráfico de drogas do bairro São Geraldo, no município. Os cinco suspeitos detidos, dentre eles o chefe e o gerente do tráfico no local, são investigados por torturar e executar, a chutes e a tiros na frente de toda a comunidade, um auxiliar de serviços gerais de 21 anos no dia 11 de março deste ano.

No momento da prisão, os cinco suspeitos foram flagrados cortando e embalando drogas, como haxixe, crack e maconha. Além das drogas, foram apreendidos balança de precisão e material para preparação e embalo de entorpecentes.

Para o delegado titular da DHPP da Serra, Rodrigo Sandi Mori, com as prisões, o tráfico de drogas do bairro foi desarticulado. "Esses suspeitos, além de promoverem o tráfico naquela região, cometerem homicídios de forma covarde, também amedrontam moradores, promovendo toques de recolher, exigem que abaixem os vidros dos carros ao chegar ao bairro. O recado é que esses indivíduos não ditam as regras. Quem dita às regras somos nós, a segurança pública. Por isso, era uma questão de honra tirá-los o quanto antes de circulação", enfatizou o delegado.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, enfatiza que essa operação mostra o comprometimento com a sociedade capixaba. "Sem dúvida foi uma prisão qualificada, de indivíduos de extrema periculosidade. Praticaram o crime com requintes de crueldade, com tortura, com uma frieza enorme. Essa prisão retira de circulação esses indivíduos que não têm a mínima condição de viver em sociedade.", disse.

O crime

No dia 11 de março, a vítima esteve no bairro São Geraldo para comprar drogas para consumo próprio e, ao chegar ao local, foi reconhecido por dois dos suspeitos que cometeram o crime.

“Ele foi reconhecido pelos suspeitos, já que, no passado, pertenceu ao tráfico de drogas de Jardim Carapina. Os cinco suspeitos e o adolescente retiraram a vítima do interior do veículo, torturaram, espancaram e atiraram na perna da vítima na frente de toda a comunidade. O chefe do tráfico ordenou que seu braço armado executasse a vítima, ali em via pública. A tortura foi filmada”, contou Rodrigo Sandi Mori.

Ainda de acordo com o delegado, os detidos são: o chefe do tráfico, de 21 anos, o gerente do tráfico, de 24 anos, dois braços armados, de 22 e 24 anos, e o olheiro, de 19 anos, sendo que dois suspeitos são do bairro São Geraldo e três suspeitos do bairro Central Carapina. “No depoimento, apenas um dos suspeitos detidos confessa o homicídio, os demais detidos negam o fato. Além do cumprimento de mandado de prisão temporária por homicídio, os cinco suspeitos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Todos já se encontram no sistema prisional à disposição da Justiça. A arma não foi localizada.”, explicou.

Um adolescente de 14 anos que participou do homicídio não se encontrava na residência no dia da prisão. “O adolescente não foi localizado, nós já representamos pela internação dele e, quando for concedida, nós iremos prendê-lo”, disse.

Texto: Olga Samara

Agente de Polícia Fernanda Pontes