Governo do Estado do Espírito Santo
09/05/2025 07h10

DHPP Serra prende quatro envolvidos no assassinato de homem em Parque Residencial Laranjeiras

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, prendeu quatro suspeitos investigados no inquérito policial que apura o homicídio de Welington de Souza Lima, de 47 anos, ocorrido no dia 06 de março de 2024, no bairro Parque Residencial Laranjeiras, na Serra.

As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (08), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.

“Excelente trabalho realizado pela Polícia Civil, por meio da DHPP da Serra. Não podemos aceitar que isso aconteça à luz do dia, expondo pessoas ao perigo. A maioria dos envolvidos está presa e responderá na Justiça. A polícia é a última linha entre o caos e a paz social”, disse o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda.

Segundo a investigação, a vítima estava com o benefício da saidinha temporária e foi assassinada a tiros próximo à residência da ex-companheira. Ele cumpria pena por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo na Casa de Custódia de Vila Velha (CASCUVV). O crime foi cometido de forma premeditada, envolvendo disputa por territórios do tráfico entre os bairros Serra Dourada II e III, na Serra.

“Welington e um dos suspeitos, de 46 anos, atuaram juntos no tráfico em Serra Dourada II no início dos anos 2000. Após um desentendimento em 2006, Welington migrou para a facção rival de Serra Dourada III. A rivalidade aumentou em 2018, quando Welington tomou o ponto de tráfico da Rua Gardênia, anteriormente dominado por esse suspeito. O assassinato foi articulado pelo homem de 46 anos com a ajuda de um segundo suspeito, de 25 anos, que havia sido expulso do tráfico de Serra Dourada III”, detalhou o chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori.

“Em busca de apoio para retomar o controle do local, o suspeito de 25 anos propôs aliança com o de 46 anos, que exigiu dele um teste de lealdade: planejar e executar o assassinato de Welington. Ele aceitou e organizou a ação com um motorista de aplicativo, de 26 anos, que foi pago em R$ 35 mil para buscar a vítima no presídio e levá-la ao local da emboscada”, relatou o delegado Rodrigo Sandi Mori.

“Imediatamente após o crime, nossa equipe esteve no local. A porta do carona do veículo onde a vítima estava foi encontrada travada. Analisando as imagens, percebemos que o carona do Toyota Yaris e o motorista do Sandero desembarcam simultaneamente. O depoimento do motorista apresentou contradições, o que levantou suspeitas”, informou Sandi Mori.

A investigação constatou que o motorista, de 26 anos, era ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), já havia sido preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em São Paulo e foi preso no Espírito Santo por receptação.

”Após o crime, ele fugiu para São Paulo, mas foi capturado em 21 de março deste ano em São José dos Campos, após trabalho conjunto entre a DHPP da Serra e a Polícia Civil paulista. O motorista fazia corridas particulares para traficantes, além de atuar como motorista de aplicativo. Ele havia conquistado a confiança da vítima ao realizar serviços anteriores para o tráfico. Welington acreditava estar sendo levado para visitar o filho, mas acabou sendo entregue aos executores”, acrescentou o delegado.


Também foi preso um indivíduo de 37 anos, por participação direta na execução. Um quinto suspeito, um homem de 24 anos, encontra-se foragido. Os cinco indivíduos foram indiciados por homicídio qualificado cometido por motivo torpe, meio cruel, impossibilidade de defesa da vítima e por emprego de arma de fogo de uso restrito, além de associação criminosa. Eles já são réus em ação penal que corre na 3ª Vara Criminal da Serra.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com   

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard