Governo do Estado do Espírito Santo
15/01/2026 09h08

DHPP Vitória conclui inquérito que apurou homicídio em Goiabeiras

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, concluiu o inquérito policial que apurou o homicídio consumado ocorrido no dia 09 de agosto do ano passado, no bairro Goiabeiras, em Vitória. Na ocasião, Ramon Emanuel Santanna da Rosa, de 20 anos, foi assassinado a tiros. No decorrer das investigações, três homens, de 33, 22 e 20 anos, foram identificados como suspeitos do crime e presos.

Outros detalhes sobre a investigação e as prisões foram apresentados em coletiva de imprensa realizada nessa terça-feira (13), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória. Durante a coletiva, o superintendente de Polícia Especializada (SPE), delegado Agis Macedo, destacou a atuação da DHPP de Vitória e a redução dos homicídios no município.

“É uma prisão relevante no contexto do combate às organizações criminosas. No ano de 2025, houve uma redução de 35% em relação a 2024. Em 2026, a DHPP de Vitória vai apresentar uma redução ainda maior, pois toda a equipe está comprometida com os resultados e a diminuição dos homicídios”, afirmou.

De acordo com o chefe da DHPP de Vitória, delegado Ramiro Diniz, o crime ocorreu durante o dia, em uma praça com grande circulação de pessoas, incluindo crianças, o que causou medo na população. A vítima estaria conversando com amigos no momento em que foi executada.

“Conseguimos realizar a prisão dos três envolvidos, incluindo o mandante, o indivíduo responsável pelo monitoramento do local e o executor dos disparos”, destacou o delegado.

As investigações apontaram que a vítima tinha envolvimento com o tráfico de drogas, exercendo a função de olheiro, e estaria sendo acusada por integrantes da facção Primeiro Comando de Vitória (PCV) de repassar informações a um traficante que se encontra no estado do Rio de Janeiro. O suspeito, que figura na lista dos mais procurados do Espírito Santo, tinha desavenças com traficantes da região de Goiabeiras há mais de um ano.

Ainda segundo a investigação, esse indivíduo está foragido da Justiça desde 2019 e era apontado como chefe do tráfico nas regiões de Maria Ortiz e Goiabeiras.

“Após se deslocar para o Rio de Janeiro e se aliar ao Comando Vermelho (CV), na Rocinha, sua liderança se enfraqueceu, permitindo que outros traficantes assumissem o controle dessas áreas”, disse o delegado.

Em setembro, foi preso o homem de 20 anos responsável por monitorar o local do crime, verificando a presença de viaturas policiais. Em depoimento, ele confessou a participação. Já em outubro, no bairro Maria Ortiz, foi preso o mandante do homicídio, um homem de 22 anos, que optou por permanecer em silêncio durante o interrogatório.

O terceiro envolvido, identificado como o executor, fugiu para o interior do Estado, mas continuou sendo monitorado pela equipe da DHPP. Em novembro, ao visitar familiares no bairro Campo Verde, em Cariacica, ele foi localizado e preso, confessando ter efetuado os disparos.

“Temos identificados todos os indivíduos que fazem parte das duas facções, tanto o PCV originário da região quanto o PCV do Rio de Janeiro. Todos estão sendo monitorados”, pontuou o delegado Ramiro Diniz.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard