Governo do Estado do Espírito Santo
20/01/2026 14h18

DHPP Vitória conclui inquérito que apurou homicídio no bairro São José

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, concluiu o inquérito policial que apurou um homicídio consumado ocorrido no dia 02 de agosto do ano passado, no bairro São José, em Vitória. A vítima, um homem de 38 anos, foi assassinada a tiros.

Durante as investigações, três homens foram identificados como suspeitos do crime. Um deles encontra-se preso, enquanto os outros dois seguem foragidos. Mais detalhes da investigação foram divulgados em coletiva de imprensa realizada nessa segunda-feira (19), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

O delegado adjunto da DHPP de Vitória, George Zan, relatou a dinâmica do crime. Segundo ele, no dia dos fatos, a vítima conversava com um colega quando ambos foram surpreendidos por um indivíduo de 25 anos, armado com uma espingarda calibre 12. Antes dos disparos, houve uma luta corporal entre os envolvidos, ocasião em que a arma foi tomada do suspeito.

“Na sequência, dois comparsas, de 31 e 29 anos, chegaram ao local e efetuaram os disparos contra a vítima”, detalhou o delegado.

Ainda de acordo com George Zan, para se defender, a vítima tentou efetuar disparos com a arma que havia sido tomada do primeiro suspeito, porém sem êxito. O homem foi atingido diversas vezes, inclusive na região femoral, o que provocou uma grande hemorragia. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

“As investigações avançaram rapidamente, os autores foram identificados e o inquérito foi devidamente estruturado, o que resultou nos pedidos de prisão”, afirmou o delegado.

Em novembro, a DHPP cumpriu mandado de prisão em desfavor do suspeito de 31 anos, que foi detido por violência doméstica contra a ex-companheira. Na ocasião, o homem havia invadido a residência da vítima, que conseguiu fugir e pedir ajuda. Posteriormente, ele foi localizado e preso. Os outros dois suspeitos permanecem foragidos.

As investigações apontam que os envolvidos são integrantes de facções criminosas, sendo associados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), considerados de extrema periculosidade, que se aliaram a criminosos do Terceiro Comando Puro (TCP) para a execução do crime.

“A vítima era ligada ao Primeiro Comando de Vitória (PCV) e possuía antecedentes criminais relacionados ao tráfico de drogas no bairro São José, área que atualmente se encontra em disputa territorial. Em 2020, os suspeitos teriam sido expulsos da região por integrantes da facção rival, o PCV, juntamente com outros membros ligados ao PCC, que anteriormente comandavam as ações criminosas na localidade”, explicou Zan.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard