A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Ações Estratégicas (SIAE) e da Divisão de Inteligência (DI), com o apoio da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou, na última semana, um treinamento sobre o sistema Alerta Brasil.
Com a participação ativa de diversos setores da Polícia Civil como inteligência, unidades especializadas e unidades do interior, o evento focou em capacitar profissionais na ferramenta vital para a segurança e o monitoramento eletrônico, assim como conscientizar para o uso ético e responsável.
O chefe da Divisão de Inteligência (DI) da PCES, delegado Eduardo Arcos, foi o facilitador do evento e destacou a importância do sistema como um ativo poderoso para a investigação e inteligência policial.
“O evento simboliza não apenas uma parceria tecnológica e operacional, mas também um esforço educativo para promover o uso ético e responsável das ferramentas de inteligência”, afirmou o delegado Eduardo Arcos.
A iniciativa surge do Acordo de Cooperação Técnica nº 001/2019, simbolizando um marco na colaboração entre as forças de segurança estaduais e federais para a promoção de uma sociedade mais segura. Policiais civis passam a utilizar o sistema, com acesso aos pontos de captação dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
“Inicialmente, o acordo de cooperação abrangeria apenas o Estado do Espírito Santo, mas, como fruto de muita luta e negociações entre as partes envolvidas, conseguimos acesso também aos demais estados”, destacou Eduardo Arcos.
A Acadepol, por meio do diretor, delegado Robson Alves Damasceno, disponibilizou o espaço para a capacitação.
Texto: Matheus Foletto
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com