A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (DSP), prendeu os suspeitos pelo latrocínio de Ana Maria Pimentel Franco Alves, de 75 anos, ocorrido no último dia 16 de outubro no brechó dela, em Carapina Grande, na Serra. A idosa foi encontrada morta pela irmã, com uma peça de roupa enrolada no pescoço, no brechó localizado na própria residência da vítima.
“A princípio, mostra-se um crime de oportunidade, mas, ao analisarmos o histórico criminal dos indivíduos, observamos que são acostumados a cometerem crimes perversos. Infelizmente, mataram essa senhora para roubar R$30 e algumas peças de roupas. Nosso trabalho é esse. Não vamos deixar impunes os latrocínios”, disse o delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda.
Inicialmente, o plantão do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP) foi acionado para uma ocorrência de encontro de cadáver. A equipe esteve no local do fato e percebeu que se tratava de um crime violento. “Havia sinais de que a vítima tinha sido asfixiada com uma peça de roupa. A loja estava revirada. Passamos a trabalhar com o crime de latrocínio e acionamos o Deic, que tem atribuição de investigar esse tipo de crime”, relatou o chefe do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Ricardo Almeida.
Três dias depois do crime, o plantão foi novamente acionado para atender, desta vez, uma ocorrência de tentativa de homicídio. “Nosso policial conseguiu identificar que a vítima dessa tentativa seria um dos autores do latrocínio, visto que ele reconheceu o indivíduo por meio de imagens de videomonitoramento. Passamos a informação ao Deic, que realizou a prisão em flagrante desse indivíduo”, explicou o delegado Ricardo Almeida.
Os dois suspeitos, de 22 e 26 anos, se conheceram no dia anterior ao crime em um centro de reabilitação de dependentes químicos localizado no município da Serra e planejaram cometer furtos e roubos pela região. “Primeiramente, eles entraram em um estabelecimento comercial que vendia calçados. A atendente percebeu a ação da dupla e evitou o crime. Eles saem do local após a ação frustrada e caminham em direção ao brechó que pertencia à idosa. Covardemente, no momento em que a senhora grita socorro, os indivíduos a pegam pelo pescoço e levam para os fundos do brechó. Eles utilizam uma peça de roupa para estrangular a vítima”, explicou o titular da Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial, delegado Gianno Trindade.
O indivíduo de 26 anos, que foi encontrado após ser vítima de uma tentativa de homicídio, encontra-se preso preventivamente. O indivíduo de 22 anos foi preso no dia seguinte ao crime por ter roubado uma idosa e também está preso preventivamente. Os dois foram autuados em flagrante por latrocínio.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com